O ranking BCI100, produzido pelo escritório corporativo britânico Delta Economics & Finance para a publicação "América Economia Brasil", avaliou um conjunto de 77 atributos das 100 maiores cidades do país. Ribeirão das Neves ocupa a 87ª posição, com 35,75 pontos, mas apesar da má colocação, a cidade foi a campeã no quesito de distribuição de renda, apontado pelo índice de Gini.
De acordo com informações dos realizadores do ranking, para chegar aos resultados, a pesquisa contou com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através dos dados do Censo 2010, dos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no intuito de criar índices de tabulação e pontuação. Fatores como população, PIB, governança, finanças, educação, segurança, tecnologia, dentre outros, foram levados em conta.
Para chegar ao ranking final, foram considerados todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis, de fontes oficiais. Os 100 maiores, base deste estudo, têm mais de 200 mil habitantes.
A primeira colocação ficou com a cidade paulista de Santos, com pontuação de 56,13. A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, ocupa a segunda posição, com 55,77, seguida por Jundiaí/SP (55,03) em terceiro, Blumenau/SC (54,18) em quarto e Campinas/SP (53,95) em quinto.
A Delta Ecnomics & Finance ressalta que o objetivo fundamental do estudo BCI100 é consolidar diversos atributos e variáveis da cidade em um índice que permita medir as diversas dimensões do processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus habitantes.
Ainda segundo o corporativo, a pesquisa tenta contribuir com os maiores centros habitacionais com índices detalhados e possibilitar uma reflexão sobre as diferenças existentes entre esses municípios, além de fornecer dados que possam servir para nortear políticas públicas no futuro.
O ranking completo com as 100 melhores, maiores e mais ricas cidades brasileiras pode ser acessado através do site da América Economia Brasil.