As obras de interligação de uma nova adutora ao sistema Rio Manso, que abastece vários bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão deixar 1,6 milhão de pessoas sem água a partir da noite desta sexta-feira (31).
Em reunião realizada nesta terça-feira (28), o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ricardo Simões, informou que a adição da nova adutora vai aumentar a capacidade de captação do sistema Rio Manso. A obra, segundo o presidente, foi antecipada em seis meses devido ao período de estiagem. Mesmo assim, Simões aproveitou a oportunidade para reforçar que está descartada a possibilidade de racionamento de água em Minas Gerais.
A interrupção no abastecimento começa na noite de sexta e vai afetar Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Pedro Leopoldo, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano. Segundo a Copasa, o fornecimento deve ser restabelecido gradativamente a partir de sábado (1). Nas regiões mais altas, o prazo para normalização no abastecimento é segunda-feira (3).