O Diário Oficial do Estado (DOE) de Minas Gerais publicou, nesse sábado (7), a nomeação de professores para trabalharem em escolas na rede estadual de educação em Ribeirão das Neves. No entanto, o documento utilizou o termo "Ribeirão das Trevas" para designar duas escolas do município: São Judas Tadeu e Manoel Martins de Melo.
O termo aparece na página 22 do Diário Executivo, em uma tabela que também consta a cidade de Belo Horizonte, depois de o nome de Ribeirão das Neves aparecer em outras tabelas de forma correta. O documento completo está disponível na página da Imprensa Oficial de Minas Gerais.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves manifestou "repúdio e indignação" com a publicação, considerando o termo pejorativo. A administração municipal se comprometeu ainda a "honrar Ribeirão das Neves e seus munícipes, tomando todas as medidas cabíveis para uma retratação".
A assessoria de comunicação da Imprensa Oficial do Estado informou que o texto é de responsabilidade da Secretária de Estado da Educação (SEE). Também em nota, a Secretaria de Estado de Educação lamentou o fato e destacou a importância de Ribeirão das Neves dentro do estado de Minas Gerais. Veja a nota:
"Lamentamos profundamente o erro cometido na edição de 7 de setembro do jornal Minas Gerais. Apresentamos nossas desculpas aos mineiros, leitores do diário oficial do Estado, mas especialmente aos munícipes de Ribeirão das Neves. Reiteramos o nosso respeito por este importante polo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e destacamos a relevância que Ribeirão das Neves tem para Minas".
Confira a íntegra do comunicado da Prefeitura de Ribeirão das Neves: