A prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa (PT) visitou, nessa quarta-feira (3), as obras da SIX Semicondutores, empresa constituída pelo grupo EBX, do bilionário Eike Batista. Participaram da visita os secretários de Governo, Antônio Carlos, e o de Planejamento, Alex Rocha; o vice-presidente executivo da SIX Semicondutores, Frederico Blumenschein; o diretor financeiro da SIX, Júlio Peixoto; a gerente QSMS Projeto SIX, Márcia Weege; entre outros.
A SIX Semicondutores S.A. (SIX), é resultado da sociedade entre a SIX Soluções Inteligentes, empresa de tecnologia do Grupo EBX; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); IBM (NYSE:IBM); Matec Investimentos; e Tecnologia Infinita WS-Intecs.
A fábrica, instalada às margens da BR-040, em Ribeirão das Neves, tem investimento inicial estimado em R$ 1 bilhão. A unidade terá duas frentes de trabalho: uma linha voltada especificamente para a medicina e uma voltada especificamente para a confecção de chips personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.
"A SIX Semicondutores terá papel fundamental para a indústria brasileira, e principalmente para o desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves. Receber a mais moderna fábrica de semicondutores do hemisfério Sul representa um grande momento para nossa cidade", afirmou a prefeita.
Segundo Frederico Blumenschein, vice-presidente da SIX, com a vinda da empresa, "Ribeirão das Neves se tornará um polo industrial de alta tecnologia. Em todos os países que essa indústria se estabeleceu no entorno dela se criou um cluster (conglomerado de empresas voltadas para um mesmo ramo)".
A obra deverá ser concluída até o terceiro trimestre de 2013, e irá iniciar as operações no começo de 2014. Serão gerados pela fábrica cerca de 300 empregos diretos.