O Observatório de Ribeirão das Neves realizou, no último sábado (24), na Casa de Cultura, o 1° seminário de discussões sobre o município. O texto escolhido para guiar o debate foi produzido pelo Instituto Horizontes, em 2011 - "Ações e projetos estratégicos para o vetor noroeste da RMBH".
Durante o encontro, os pesquisadores discutiram as questões que nortearam o relatório, as ameaças ligadas às questões fundiárias, econômicas e sociais do município, e identificaram as oportunidades estratégicas de alteração do quadro atual de Ribeirão das Neves.
De acordo com Marcos Antônio Silva, fundador do Observatório, a primeira reunião foi muito produtiva e, embora o grupo ainda esteja procurando um norte para os debates, o público se mostrou bastante interessado. "Discutimos os impactos do processo de verticalização da cidade e em que medida isso vai remontar ao processo de crescimento demográfico da década de 70, pois a tendência é a cidade crescer ainda mais nos próximos anos, e discutimos como cobrar ações do governo nesse sentido e reforçamos a necessidade de se criar uma identidade positiva com a cidade", afirmou.