O último dia do prazo para alistamento, transferência e revisão do título foi marcado por grande movimento nos cartórios eleitorais de todo o Estado. Nos últimos dez dias, mais de 300 mil eleitores já haviam sido atendidos em Minas Gerais. Em Ribeirão das Neves não foi diferente. De acordo com Herbert Schirmer, chefe da 286ª zona eleitoral, somente nesta quarta-feira (9) mais de 600 pessoas foram atendidos na unidade, sendo que cerca de 420 eleitores regularizaram seus títulos na justiça.
O número de ligações também foi grande no Disque-Eleitor. Apenas nesta quarta-feira, 2.510 eleitores entraram em contato pelo 148 ou pelo (31) 3291-0004 para obter informações ou esclarecer dúvidas. Do dia 01 ao dia 09 de maio, o serviço registrou 10.903 telefonemas.
Os números finais e detalhados das demandas atendidas pelos cartórios eleitorais do Estado só estarão disponíveis a partir do mês de julho, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizar o processamento dos cadastros.
Perdeu o prazo?
Quem tem mais de 18 anos e perdeu o prazo legal para tirar o primeiro título ou não está em dia com as obrigações eleitorais deve esperar a reabertura do cadastro, após o segundo turno das eleições, e comparecer à Justiça Eleitoral para regularizar a situação. Nesse caso, será cobrada uma multa cujo valor é definido pelo Juiz.
O eleitor que precisar tirar a segunda via do título sem fazer alterações deve comparecer, até o dia 27 de setembro, no seu cartório eleitoral com um documento oficial de identificação com foto. Vale lembrar que para solicitar o documento em cartório diferente daquele em que está inscrito, o pedido deve ser feito até o dia 8 de agosto. Nesse caso, o título não será entregue na hora.
Em caso de dúvidas, o Disque-Eleitor (148) continuará atendendo, de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas.