Com necessidade significativa de acesso a moradia, I Fórum Municipal de Habitação de Interesse social vai discutir, nesta segunda-feira (5), estratégias programadas para reverter a situação no município. Soluções para Cidades; Outorga Onerosa; Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e o Programa Minha Casa Minha Vida são alguns dos temas que serão abordados no encontro.
O evento, que tem como objetivo discutir o tema habitação no âmbito da administração pública e suas interfaces com o poder público e a sociedade, será realizado no auditório do 40º batalhão da Polícia Militar, localizado na rodovia LMG 806, Km 7, bairro Fazenda das Lages. As palestras começarão a partir das 16h.
Durante o Fórum, o Instituto Horizontes apresentará os desdobramentos do Programa de Ações Estratégicas para o Vetor Noroeste, do qual Ribeirão das Neves faz parte. Experiências de sucesso como a do município de São Sebastião do Paraíso, com a implantação do projeto Soluções para Cidades também serão apresentadas.
De acordo com levantamentos da Fundação João Pinheiro, o município possui um déficit habitacional de mais 16.400 domicílios. Ainda de acordo com os estudos, estima-se que existam 44.792 domicílios distribuídos em 118 assentamentos precários de interesse social. Aproximadamente 41% dos domicílios encontram-se em assentamentos precários; 65 vilas e favelas; 46 loteamentos privados irregulares e loteamentos públicos irregulares.
O Fórum está sendo preparado pela Prefeitura em parceria com a Regional Minas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).