All for Joomla All for Webmasters

Nailla Mara

Hoje fala-se muito do “novo normal” e com a retomada do funcionamento de academias e parques, aos poucos retomamos também a nossa rotina da prática de exercícios físicos. O uso obrigatório de máscaras é em todo lugar, inclusive nas academias, mas aí vem a dúvida: como exercitar usando máscara? Será que faz mal? 

Então, um estudo realizado pelo cardiologista Fabrício Braga, diretor médico Laboratório de Performance Humana (LPH) da Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro, chegou a seguinte conclusão: Não há perigo nenhum em praticar exercício físico com máscara.

Sim, há uma dificuldade maior na capacitação de oxigênio durante a prática com o uso da máscara, elevando assim a frequência cardíaca mais rápido do que na prática sem o uso, mas nada que comprometa a saúde e/ou nosso organismo, já que, o aumento da frequência cardíaca é um processo normal fisiológico e já esperado que aconteça durante o exercício. O uso da máscara só antecipa esse processo.

Aconselha-se o praticante começar a trabalhar a sua respiração, de forma prolongada e profunda, assim o desconforto com o uso da máscara, que acaba sendo inevitável, diminui.

Para minimizar esse desconforto na utilização da máscara na hora do exercício, é escolher também uma versão de tecido leve e confortável. Da mesma forma que nos preocupamos com a roupa e calçado adequado para a prática, agora devemos pensar igualmente para o uso das máscaras durante o treino.

Lembrando que, é tudo uma questão de hábito e que já já iremos acostumar. O uso da máscara durante o seu treino não é motivo para desistir de tal, até mesmo porque, a prática de exercício físico nesse período se tornou ainda mais imprescindível para o aumento da nossa imunidade e diminuir os riscos de contágio não só do COVID-19, mas de diversas doenças. Não esqueça de sempre procurar um profissional capacitado para te auxiliar.

0
0
0
s2smodern

Vamos falar sobre a sensação do momento: exercício intervalado ou treino intervalado. A sigla HIIT, em tradução livre, significa "Treino Intervalado de Alta Intensidade".

Segundo Ludimila Merlin em seu artigo "Treinamento intervalado e seu poder na Perda de Gordura!", o treinamento intervalado consiste num método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação, ou seja, você alterna períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade, sendo que, picos de atividade intensa alternado com descanso ou intervalo ativo de baixa intensidade é como dar um "susto" no metabolismo e toda vez que ele acordar gerará um esforço maior e gastará mais energia.

Estudos recentes comprovam que o treino intervalado tem um maior gasto calórico e ajuda na perda de peso, claro que, aliado a uma boa alimentação e nunca realizar esse tipo de treino em jejum.

Já se comprova que, fazer atividade aeróbica contínua, como caminhar ou correr por 1 hora ou mais, não dará resultado tão significativo quanto alternar por períodos de alta e baixa intensidade num treino só.

Lembrando que, como se trata de um exercício de média e alta intensidade, o ideal é conhecer o seu corpo e saber se está tudo bem com seu físico e o seu coração para realizar esse tipo de atividade. Procurar um médico e realizar avaliação física antes de iniciar um treino é sempre indicado.

Para um bom resultado procure sempre um profissional de educação física. Só ele é capacitado a te ajudar a alcançar seus objetivos e montar um treino adequado de acordo com sua individualidade biológica. Fuja de vídeos e blogs sem uma orientação e capacitação profissional.

E vamos treinar, viver bem e de maneira saudável!

 

0
0
0
s2smodern

Hoje venho falar de um assunto que muitas vezes gera dúvida e um pouco de tabu. Estou gestante e como profissional de educação física muita gente chocada me pergunta se posso e como consigo ainda trabalhar com o meu corpo, já que alcanço o sétimo mês de gestação.

Segundo ginecologistas, 50% das gestantes não sentem nenhum desconforto durante a gestação e os outros 50% passam muito mal e com tanto desconforto e cansaço, as vezes fica muito difícil fazer alguma atividade, mas quando praticadas libera uma série de hormônios que aliviam estes desconfortos e nos ajudam a ter mais disposição.

Se a gestante já praticava exercícios físicos antes de engravidar, não há risco algum (claro, se a gestação não for de risco) e sim, é muito saldável para a mamãe e o bebê. Evitar exercícios de muito impacto é bom, mas a prática de exercícios físicos durante a gestação pode até ajudar na hora do parto e facilita no retorno do peso e do corpo antes de engravidar.

Os exercícios físicos ajudam a mamãe ganhar somente o peso corporal necessário para a gestação, minimiza a retenção hídrica, ou seja, os inchaços decorrentes na gestação, evita doenças como diabetes gestacional, hipertensão (pré ou eclampsia), dentre outras. Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês (SP), se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o melhor momento para virar atleta.

Se engana a gestante que acha que somente a hidroginástica é a  tividade ideal para esta fase da vida. Qualquer exercício físico que não tenha muito impacto e, claro, liberado pelo obstetra, a mamãe pode praticar, mas se a gravidez é de risco melhor evitar fazer exercícios. Como a gestante faz parte do grupo de necessidades especiais, devem tomar cuidado com alguns exercícios, portanto a importância de ter sempre um profissional ao lado, para auxiliar e ajudar com que a gestação seja saudável até a hora do parto.

Exercicios fazem bem tanto para quem está gestante ou não. O importante é sempre procurar um especialista para auxiliar e para que tudo ocorra bem.

Bom treino, mamães.

0
0
0
s2smodern

O treinamento de força e hipertrofia conhecido como "musculação" nos oferece vários benefícios alem da estética.

Entende-se por hipertrofia o aumento do diâmetro da fibra muscular, ou seja, aumento de massa muscular e a força muscular segundo KOMI (2006) é a força ou torque máximos que um músculo ou grupo muscular pode gerar em velocidade específica ou determinada. Força é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade (KNUTTGEN e KRAEMER, 2009).

Força muscular é uma capacidade física e por isso uma pessoa nasce com ela e apenas a desenvolve ao longo da vida. Ao treiná-la todos podemos ficar mais fortes à medida que vencemos os estímulos aplicados. Um treinamento específico pode melhorar essas variáveis alem de tonificar a musculatura; auxiliar na prevenção de doenças como a osteoporose (fortalecendo músculos e tendões que são ligados os ossos prevenindo a doença), portanto uma excelente atividade para os idosos alem de fortalecer ossos e músculos há o aumento de massa magra e diminuição do percentual de gordura retardando o processo de "sarcopenia", muito comum numa certa fase de nossas vidas, que é a perda de massa magra e fraqueza muscular; diminui o risco de doenças cardiorrespiratórias, hipertensão e diabetes; melhora o sistema imunológico; melhora o humor, dentre outros benefícios.

Portanto, aliado de uma boa alimentação e de um treinamento com acompanhamento de um profissional, não há motivos para você ficar parado. O importante é exercitar!

 

0
0
0
s2smodern

Tempos atrás se afirmava que deveríamos alongar antes e depois das atividades físicas, mas vários estudos já comprovam que o alongamento pode piorar o desempenho do exercício.

Cientistas croatas confirmam que, o alongamento pode ser prejudicial ao desempenho. O alongamento estressa ainda mais a musculatura deixando assim, mais fadigada na hora da atividade.  Segundo Goran Markovic, professor de cinesiologia da Universidade de Zagreb o alongamento diminui a capacidade do músculo de produzir força. Diversos estudos afirmam que o alongamento não previne lesões e que o ideal é fazer um treino especifico de flexibilidade.

Para o Moises Cohen a melhor alternativa antes de fazer qualquer exercício é fazer um aquecimento. Iniciar a atividade como movimentos similares àqueles que serão realizados, mas sem carga ou impacto excessivo, ou seja, baixa intensidade.

O aquecimento prepara o nosso corpo para o exercício que vamos fazer. Eleva gradativamente nossa frequência cardíaca, pressão arterial, diminuindo uma carga excessiva no sistema cardiovascular. Durante o aquecimento, nutrientes são levados aos nossos músculos evitando um estresse, fadiga precoce e lesões nos mesmos e ainda evitando toda essa sobrecarga e dores pós-treino é importante o desaquecimento que fará o inverso do processo do aquecimento citado acima e principalmente evitando a fadiga e dores pós-treino.

Portanto, para melhorar a flexibilidade tornando o músculo menos rígido e também prevenir doenças, os estudos indicam uma sessão única de alongamento e não antes ou depois do exercício e para evitarmos lesões, fadiga precoce e preparar o nosso corpo para o exercício o ideal é fazer um aquecimento. Não se esqueça de procurar um médico antes de fazer qualquer atividade e um profissional de educação física para te auxiliar durante seus exercícios.

 

0
0
0
s2smodern

A natação é um dos esportes mais antigos. Alguns autores citam que o registro mais antigo tem cerca de 7000 anos atrás e as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra e é considerado o “esporte completo”, por recrutar a maior parte dos músculos.

Esse esporte olímpico é composto por quatro estilos: crawl (nado livre), costas, peito e borboleta. O nado medley se nada os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo humano. Também beneficia no sistema cardíaco e respiratório e é uma atividade recomendada para quem possui problemas respiratórios como asma, bronquites, dentre outros.

Muitos não sabem, mas a natação pode ser praticada a partir dos seis meses de idade e é ótimo para a criança, pois melhora a coordenação, os reflexos e a velocidade de reação deixando a criança mais atenta e inteligente e que também propicia lazer e diversão a ela. Também é uma ótima atividade para portadores de necessidades especiais como, por exemplo, os portadores de deficiência física e os idosos.

Portanto a natação é uma excelente atividade e é uma prática muito democrática e sem restrição, mas como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno