All for Joomla All for Webmasters

Hoje venho falar de um assunto que muitas vezes gera dúvida e um pouco de tabu. Estou gestante e como profissional de educação física muita gente chocada me pergunta se posso e como consigo ainda trabalhar com o meu corpo, já que alcanço o sétimo mês de gestação.

Segundo ginecologistas, 50% das gestantes não sentem nenhum desconforto durante a gestação e os outros 50% passam muito mal e com tanto desconforto e cansaço, as vezes fica muito difícil fazer alguma atividade, mas quando praticadas libera uma série de hormônios que aliviam estes desconfortos e nos ajudam a ter mais disposição.

Se a gestante já praticava exercícios físicos antes de engravidar, não há risco algum (claro, se a gestação não for de risco) e sim, é muito saldável para a mamãe e o bebê. Evitar exercícios de muito impacto é bom, mas a prática de exercícios físicos durante a gestação pode até ajudar na hora do parto e facilita no retorno do peso e do corpo antes de engravidar.

Os exercícios físicos ajudam a mamãe ganhar somente o peso corporal necessário para a gestação, minimiza a retenção hídrica, ou seja, os inchaços decorrentes na gestação, evita doenças como diabetes gestacional, hipertensão (pré ou eclampsia), dentre outras. Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês (SP), se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o melhor momento para virar atleta.

Se engana a gestante que acha que somente a hidroginástica é a  tividade ideal para esta fase da vida. Qualquer exercício físico que não tenha muito impacto e, claro, liberado pelo obstetra, a mamãe pode praticar, mas se a gravidez é de risco melhor evitar fazer exercícios. Como a gestante faz parte do grupo de necessidades especiais, devem tomar cuidado com alguns exercícios, portanto a importância de ter sempre um profissional ao lado, para auxiliar e ajudar com que a gestação seja saudável até a hora do parto.

Exercicios fazem bem tanto para quem está gestante ou não. O importante é sempre procurar um especialista para auxiliar e para que tudo ocorra bem.

Bom treino, mamães.

0
0
0
s2smodern

O treinamento de força e hipertrofia conhecido como "musculação" nos oferece vários benefícios alem da estética.

Entende-se por hipertrofia o aumento do diâmetro da fibra muscular, ou seja, aumento de massa muscular e a força muscular segundo KOMI (2006) é a força ou torque máximos que um músculo ou grupo muscular pode gerar em velocidade específica ou determinada. Força é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade (KNUTTGEN e KRAEMER, 2009).

Força muscular é uma capacidade física e por isso uma pessoa nasce com ela e apenas a desenvolve ao longo da vida. Ao treiná-la todos podemos ficar mais fortes à medida que vencemos os estímulos aplicados. Um treinamento específico pode melhorar essas variáveis alem de tonificar a musculatura; auxiliar na prevenção de doenças como a osteoporose (fortalecendo músculos e tendões que são ligados os ossos prevenindo a doença), portanto uma excelente atividade para os idosos alem de fortalecer ossos e músculos há o aumento de massa magra e diminuição do percentual de gordura retardando o processo de "sarcopenia", muito comum numa certa fase de nossas vidas, que é a perda de massa magra e fraqueza muscular; diminui o risco de doenças cardiorrespiratórias, hipertensão e diabetes; melhora o sistema imunológico; melhora o humor, dentre outros benefícios.

Portanto, aliado de uma boa alimentação e de um treinamento com acompanhamento de um profissional, não há motivos para você ficar parado. O importante é exercitar!

 

0
0
0
s2smodern

Tempos atrás se afirmava que deveríamos alongar antes e depois das atividades físicas, mas vários estudos já comprovam que o alongamento pode piorar o desempenho do exercício.

Cientistas croatas confirmam que, o alongamento pode ser prejudicial ao desempenho. O alongamento estressa ainda mais a musculatura deixando assim, mais fadigada na hora da atividade.  Segundo Goran Markovic, professor de cinesiologia da Universidade de Zagreb o alongamento diminui a capacidade do músculo de produzir força. Diversos estudos afirmam que o alongamento não previne lesões e que o ideal é fazer um treino especifico de flexibilidade.

Para o Moises Cohen a melhor alternativa antes de fazer qualquer exercício é fazer um aquecimento. Iniciar a atividade como movimentos similares àqueles que serão realizados, mas sem carga ou impacto excessivo, ou seja, baixa intensidade.

O aquecimento prepara o nosso corpo para o exercício que vamos fazer. Eleva gradativamente nossa frequência cardíaca, pressão arterial, diminuindo uma carga excessiva no sistema cardiovascular. Durante o aquecimento, nutrientes são levados aos nossos músculos evitando um estresse, fadiga precoce e lesões nos mesmos e ainda evitando toda essa sobrecarga e dores pós-treino é importante o desaquecimento que fará o inverso do processo do aquecimento citado acima e principalmente evitando a fadiga e dores pós-treino.

Portanto, para melhorar a flexibilidade tornando o músculo menos rígido e também prevenir doenças, os estudos indicam uma sessão única de alongamento e não antes ou depois do exercício e para evitarmos lesões, fadiga precoce e preparar o nosso corpo para o exercício o ideal é fazer um aquecimento. Não se esqueça de procurar um médico antes de fazer qualquer atividade e um profissional de educação física para te auxiliar durante seus exercícios.

 

0
0
0
s2smodern

A natação é um dos esportes mais antigos. Alguns autores citam que o registro mais antigo tem cerca de 7000 anos atrás e as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra e é considerado o “esporte completo”, por recrutar a maior parte dos músculos.

Esse esporte olímpico é composto por quatro estilos: crawl (nado livre), costas, peito e borboleta. O nado medley se nada os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo humano. Também beneficia no sistema cardíaco e respiratório e é uma atividade recomendada para quem possui problemas respiratórios como asma, bronquites, dentre outros.

Muitos não sabem, mas a natação pode ser praticada a partir dos seis meses de idade e é ótimo para a criança, pois melhora a coordenação, os reflexos e a velocidade de reação deixando a criança mais atenta e inteligente e que também propicia lazer e diversão a ela. Também é uma ótima atividade para portadores de necessidades especiais como, por exemplo, os portadores de deficiência física e os idosos.

Portanto a natação é uma excelente atividade e é uma prática muito democrática e sem restrição, mas como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

 

0
0
0
s2smodern

Todo adulto deve realizar pelo menos 30 (trinta) minutos de atividade física de leve a moderada de forma continua ou acumulada na maioria dos dias da semana.

Pequenas mudanças no cotidiano ocasionarão um bem-estar em nossa vida e melhora a saúde, como a alimentação. De acordo com os nutricionistas trocar o leite integral pelo desnatado, trocar frituras por cozidos, assados, grelhados ou refogados, comer peixes e aves, limitar o sal e utilizar temperos naturais (limão, ervar, alho, cebola, salsa, etc.), são pequenas mudanças ocorridas na alimentação, que melhoram a saúde e a qualidade de vida.

Outras mudanças podem ocorrer nos hábitos cotidianos tais como utilizar escadas ao invés de usar os elevadores, trocar o carro por uma caminhada ou uma pedalada, na utilização de transporte coletivo público descer um ou dois pontos antes do ponto de costume para realizar uma caminhada, praticar atividades de lazer, dentre outros.

São pequenas atitudes que fazem uma grande diferença na saúde mental e física do nosso corpo minimizando o aparecimento de doenças, dores e o uso de medicamentos.

Portanto para obter uma boa saúde e um bem-estar satisfatório não será necessária e nem obrigatório freqüentar uma academia, basta utilizar-se de hábitos sadios e que podem ser executados dentro do cotidiano sem dispor de muito tempo.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

Casos em acompanhamento: 8.894

Casos confirmados: 1.966

Casos em presídios: 285

TOTAL DE CASOS: 2.251

Óbitos confirmados p/ Covid-19: 59

Casos curados: 1.435

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de
Ribeirão das Neves 
Última atualização: 29/07/2020

 

bg contorno