All for Joomla All for Webmasters

Gestantes x Exercícios Físicos

Hoje venho falar de um assunto que muitas vezes gera dúvida e um pouco de tabu. Estou gestante e como profissional de educação física muita gente chocada me pergunta se posso e como consigo ainda trabalhar com o meu corpo, já que alcanço o sétimo mês de gestação.

Segundo ginecologistas, 50% das gestantes não sentem nenhum desconforto durante a gestação e os outros 50% passam muito mal e com tanto desconforto e cansaço, as vezes fica muito difícil fazer alguma atividade, mas quando praticadas libera uma série de hormônios que aliviam estes desconfortos e nos ajudam a ter mais disposição.

Se a gestante já praticava exercícios físicos antes de engravidar, não há risco algum (claro, se a gestação não for de risco) e sim, é muito saldável para a mamãe e o bebê. Evitar exercícios de muito impacto é bom, mas a prática de exercícios físicos durante a gestação pode até ajudar na hora do parto e facilita no retorno do peso e do corpo antes de engravidar.

Os exercícios físicos ajudam a mamãe ganhar somente o peso corporal necessário para a gestação, minimiza a retenção hídrica, ou seja, os inchaços decorrentes na gestação, evita doenças como diabetes gestacional, hipertensão (pré ou eclampsia), dentre outras. Segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio-Libanês (SP), se a grávida não fazia nenhuma atividade física antes de engravidar, agora não é o melhor momento para virar atleta.

Se engana a gestante que acha que somente a hidroginástica é a  tividade ideal para esta fase da vida. Qualquer exercício físico que não tenha muito impacto e, claro, liberado pelo obstetra, a mamãe pode praticar, mas se a gravidez é de risco melhor evitar fazer exercícios. Como a gestante faz parte do grupo de necessidades especiais, devem tomar cuidado com alguns exercícios, portanto a importância de ter sempre um profissional ao lado, para auxiliar e ajudar com que a gestação seja saudável até a hora do parto.

Exercicios fazem bem tanto para quem está gestante ou não. O importante é sempre procurar um especialista para auxiliar e para que tudo ocorra bem.

Bom treino, mamães.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno