All for Joomla All for Webmasters

O exercício físico com uso da máscara

Hoje fala-se muito do “novo normal” e com a retomada do funcionamento de academias e parques, aos poucos retomamos também a nossa rotina da prática de exercícios físicos. O uso obrigatório de máscaras é em todo lugar, inclusive nas academias, mas aí vem a dúvida: como exercitar usando máscara? Será que faz mal? 

Então, um estudo realizado pelo cardiologista Fabrício Braga, diretor médico Laboratório de Performance Humana (LPH) da Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro, chegou a seguinte conclusão: Não há perigo nenhum em praticar exercício físico com máscara.

Sim, há uma dificuldade maior na capacitação de oxigênio durante a prática com o uso da máscara, elevando assim a frequência cardíaca mais rápido do que na prática sem o uso, mas nada que comprometa a saúde e/ou nosso organismo, já que, o aumento da frequência cardíaca é um processo normal fisiológico e já esperado que aconteça durante o exercício. O uso da máscara só antecipa esse processo.

Aconselha-se o praticante começar a trabalhar a sua respiração, de forma prolongada e profunda, assim o desconforto com o uso da máscara, que acaba sendo inevitável, diminui.

Para minimizar esse desconforto na utilização da máscara na hora do exercício, é escolher também uma versão de tecido leve e confortável. Da mesma forma que nos preocupamos com a roupa e calçado adequado para a prática, agora devemos pensar igualmente para o uso das máscaras durante o treino.

Lembrando que, é tudo uma questão de hábito e que já já iremos acostumar. O uso da máscara durante o seu treino não é motivo para desistir de tal, até mesmo porque, a prática de exercício físico nesse período se tornou ainda mais imprescindível para o aumento da nossa imunidade e diminuir os riscos de contágio não só do COVID-19, mas de diversas doenças. Não esqueça de sempre procurar um profissional capacitado para te auxiliar.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno