All for Joomla All for Webmasters

Exercício físico como remédio

Se o exercício físico fosse vendido numa caixinha na prateleira da farmácia, todos comprariam, não é mesmo?! Pois, não é novidade que os benefícios da prática de exercícios adequados e com uma boa orientação vão além dos benefícios físicos e estéticos.

O exercício físico libera uma ação hormonal que permite que o praticante adquira força física e também mental para sua execução. O exercício age como remédio em nosso organismo, porque provoca várias respostas hormonais com uma grande influência fisiológica e também psicológica, que além de benefícios físicos, irá promover a melhora da nossa memória, do nosso humor, diminuir o estresse, melhorar a concentração, promover o bem-estar, dentre outros.

A prática de exercícios liberam hormônios como o GH (hormônio do crescimento). Este hormônio é anabólico, ou seja, um dos hormônios principais para a hipertrofia muscular e que, além disso, estimula a queima de gordura.

Um dos hormônios liberados com a prática dos exercícios é a endorfina. Você já deve ter ouvido falar dela. É o hormônio que nos dá a sensação de prazer e bem estar. Promove também a sensação de relaxamento e melhora nossa disposição física. O exercício também facilita a capacitação da glicose e isso diminui os níveis de insulina, por isso, diabéticos conseguem diminuir o uso de medicamentos e aplicações de insulina com a prática dos exercícios, portanto, é importante os diabéticos praticarem exercícios físicos bem orientados.

O exercício diminui a produção do hormônio do estresse, o cortisol e libera adrenalina, o hormônio que nos da energia e força para realizar grandes esforços que os exercícios necessitam. A adrenalina ajuda na queima de gordura e libera energia para os nossos músculos.

Portanto, citei apenas alguns exemplos de como o exercício age no nosso organismo em conjunto com o sistema endócrino, que vão além dos benefícios físicos e gerando uma sensação de bem estar e melhorando nossa saúde física e mental. Os exercícios são tão necessários para nossa sobrevivência que melhoram a ansiedade, a depressão e nos ajuda a socializar, fazer novos amigos e nos divertir. E lembre-se sempre de procurar uma boa orientação e um profissional qualificado.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno