Espetáculos nacionais e internacionais participam do Festival Internacional de Teatro de Bonecos. Dentre as apresentações brasileiras, estão em destaque as peças "Dom João e a Invenção do Brasil", "João e o Pé de Feijão", "O Conto da Ilha Desconhecida", "Bira e Bedé", "Máquinas de Histórias", "Desfile dos Bonecos Gigantes de Brazópolis" e "Chico Rei". As peças estrangeiras em destaque são "Braquage" (França), "El Último Heredero" (Chile), "El Gato Manchado y la Golondrina Sinhá" (Espanha), "La Gigantea" (França), "LIFE.stories" (Alemanha), "Los funestos esponsales de Don Cristóbal" (Espanha/França), "Cuentos Pequeños" (Peru), "Mono,The Monkey" (Holanda) e "The Cabinet" (Estados Unidos). Com curadoria e realização da Catibrum, de Belo Horizonte, a 11ª edição do Festival aposta, mais uma vez, na diversidade de cores, técnicas e modalidades do gênero em franco desenvolvimento no país.
"Existem linguagens pouco conhecidas no Brasil e que são tradição em outros países. Num festival deste porte, é importante mostrar ao público o maior número possível de vertentes, para que se conheça a riqueza do teatro de animação", diz o diretor Lelo Silva. Ele lembra como muitos mecanismos antigos possibilitaram a criação de novas engrenagens e permitiram o aperfeiçoamento artístico dos grupos, com ótimos resultados para a cena.
Além dos espetáculos teatrais, o Festival traz ainda duas exposições. "Índia, Berçário dos Títeres", de Magda Modesto, que mostra o surgimento e efervescência da arte do títere na Índia, destacando a multiplicidade de suas formas, das técnicas e a diversidade de gêneros de apresentação. Já "Bonecos Aqui!", do Grupo Sobrevento, é composta de quatro módulos, semelhantes a estantes, a exposição reúne fotos, bonecos e modelos que podem ser experimentados pelo público. Diferentes técnicas de manipulação são apresentadas por meio de modelos que os visitantes podem experimentar e de imagens de espetáculos onde o Sobrevento as utilizou.
Há 11 anos, o Festival aposta na qualidade dramatúrgica das peças e tem como critério da curadoria a diversidade de abordagens. Nesta edição, algumas atrações são conhecidas pelos público mineiro, como o trabalho de mímica e objetos da dupla peruana Hugo e Ines. Em Cuentos pequeños, eles transformam partes do corpo em divertidos personagens com muitas histórias para contar.
Os ingressos são vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e a programação completa pode ser vista no site www.festivaldebonecos.com.br.