Foto: Ian Menezes
"Prosa sem Rumo" é uma peça teatral inspirada no patrimônio cultural do município de Ribeirão das Neves. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município em 2015. Os espetáculos serão apresentados de forma descentralizada, contemplando a população de Justinópolis e o centro de Neves, em sessões abertas ao público.
A peça tem como eixo principal as manifestações culturais do município na década de 1950, detém-se na história de Justinópolis, contextualiza Areias, na figura de sua primeira jardineira que fazia a importante função de integração econômica e social da localidade a Belo Horizonte.
A pesquisa para a dramaturgia resgatou os vocábulos e expressões das famílias antigas da região, sendo a autora, Delba Menezes, uma descendente que registra no enredo esse patrimônio imaterial. Além da linguagem, o espetáculo destaca a religiosidade popular como as festas do calendário local; músicas; arquitetura; o conhecimento das plantas medicinais; personalidades e fatos que fizeram parte da história; culinária, utensílios e costumes. As cenas transcorrem marcadas pelo humor subjacente nos diálogos das personagens justinopolenses.
No elenco atuam as atrizes Delba Menezes e Lucilene França, ambas moradoras da cidade. A direção é de Alcina Delourdes. O espetáculo proporciona à comunidade o livre acesso à arte, atendendo assim ao direito constitucional de acesso à cultura.
As apresentações serão nos dias 03 de Julho, às 19:30 h, na Casa de Retiro Vila Fátima, à Rua Pedro Leopoldo, 2.300, aracanã, Justinópolis; dia 09 de julho, às 19:30 h, no auditório interno do Caic, à Rua Principal, 86, Santa Paula, Neves, e dia 17 de julho, às 16:30 h, na Obra Social José Baldo, à Rua Monte Alegre, 235, São João de Deus, Justinópolis.
Sujeito à lotação do espaço. Faixa etária: 10 anos.