Disputando sua sexta final de Copa Itatiaia, a equipe do Frigoarnaldo de Contagem se sagrou tetra campeão da competição na tarde de ontem no gigante da Pampulha. O Araribá, da Pedreira Prado Lopes, que disputava sua segunda final geral da competição, mais uma vez não conseguiu levantar o troféu, e ficou com o vice-campeonato. O jogo foi disputado no Estádio Mineirão e contou com a presença de mais de 15 mil torcedores. Destaque negativo para Máfia Azul e Galoucura.
Na preliminar da decisão, duas equipes compostas por jogadores, artistas, e jornalistas fizeram uma verdadeira festa no gramado, contando com a participação do público ora com aplausos, ora até com gritos de “uuhh”. Estiveram presentes integrantes do grupo sepultura, Skank, o jogador Faioli (irmão de Mancine), Alam (ex BBB) e jornalistas como Serginho da TV Band, Júnior Brasil da rádio Itatiaia, entre vários outros. A partida foi apitada pelo árbitro FIFA, Ricardo Marques Ribeiro. A banda Cultura Racional do 3º Milênio ainda apresentou antes e no intervalo do jogo de fundo.
No jogo principal, Araribá e Frigoarnaldo se enfrentaram em um jogo disputado sob o forte calor que fez na tarde de ontem na região da Pampulha. Como fez na semifinal, o Frigoarnaldo tomou a iniciativa do jogo desde os minutos iniciais da partida e tratou de agredir o adversário, ora com jogadas pelas laterais, ora com jogadas pelo meio. O meia Nivaldo se movimentava bastante, e atacava tanto pelo meio como pela ponta esquerda.
O primeiro chute a gol da equipe de Contagem aconteceu logo aos 2 minutos e meio. Mas, a primeira jogada de perigo aconteceu mesmo aos 6 minutos com o centroavante Odair. O jogador recebeu livre, mas teve à sua frente a presença do goleiro Amarelo que fez grande defesa. O Araribá tentava sair, mas a marcação do Frigoarnaldo não permitia a chegada dos atacantes do time da Pedreira à área do goleiro Thiago.
O primeiro chute a gol do Araribá só aconteceu aos 9 minutos com o atacante Deivson, mas o chute parou na zaga, sem perigo para o goleiro Thiago.
Aos 10 minutos o Frigoarnaldo chegou mais uma vez com força ao ataque, e desta vez venceu a vigilância do goleiro Amarelo. Em cruzamento que veio da direita, o centroavante Odair recebeu na área e mesmo marcado pelo zagueiro, escolheu o canto e mandou para o fundo das redes. A esta altura o Frigoarnaldo dominava o jogo e atacava muito, mas não conseguia traduzir em gols as investidas contra a meta do goleiro Amarelo. Aos 16 minutos o Frigoarnaldo com o centroavante Odair teve chances de ampliar o marcador em um chute que passou rente à trave direita do gol adversário. O Araribá respondeu rápido em contra-ataque, e aos 16 minutos o atacante Rica teve grande chance de empatar o jogo, mas frente a frente com o goleiro chutou para fora.
A equipe do Frigoarnaldo diminuiu a pressão imposta sobre o Araribá que esboçou um início de reação não traduzida em gol. Aos 20 minutos, Fizinho atacou pela direita dando uma gaúcha no defensor do Frigoarnaldo que se recuperou e mandou para escanteio. Na cobrança de escanteio, Deivson chutou para fora. Aos 24 minutos, uma confusão do goleiro Amarelo com o zagueiro Claytinho quase resultou na ampliação do marcador para a equipe de Contagem, em cruzamento que veio da esquerda com Juninho.
Aos 28 minutos, o técnico Marcinho Pica Fumo fez sua primeira substituição. Diante da pouca produtividade do lateral Renatinho, Hugo entrou em seu lugar. Coincidentemente o lateral levou cartão amarelo um minuto depois de entrar em campo. O jogo perdeu qualidade com as equipes se poupando claramente devido ao forte calor, e dos 35 minutos até os 46 do primeiro tempo não aconteceram lances de perigo que pudesse ameaçar os goleiros.
No intervalo o técnico do Araribá tentou mudar o panorama da partida substituindo o volante Toninho pelo meia Du, e o meia Filipe pelo meia Alex. No início do segundo tempo as equipes se alternavam no ataque, com ligeira vantagem para a equipe do Araribá. Mas, quem ampliou o marcador logo aos 13 minutos foi a equipe do Frigoarnaldo. Em um ótimo lançamento de Nivaldo no meio da zaga, Sandro ficou cara a cara com o goleiro Amarelo que nada pode fazer para evitar o segundo gol da equipe de Contagem. A situação do Araribá ficou ainda pior aos 18 minutos. Em contra-ataque do Frigoarnaldo, Nivaldo, destaque do jogo, passou por dois adversários e quando ia passando pelo terceiro, o zagueiro Claytinho foi parado com falta. Como era o ultimo homem, levou o cartão vermelho direto.
Mesmo com um homem a menos, a equipe do Araribá ainda teve uma chance de ouro aos 24 minutos, mas o goleiro Thiago fez excelente defesa garantindo o placar de 2x0. Aos 38 minutos o Frigoarnaldo teve um gol de Odair anulado pelo assistente. O atacante recebeu cruzamento e marcou de cabeça, mas estava em impedimento. O Frigoarnaldo aproveitou bem a vantagem de ter um homem a mais, e pressionou o Araribá. Aos 42 minutos, o Frigoarnaldo teve uma falta perigosa a seu favor na meia esquerda. Nivaldo cobrou e, depois de Gilsinho escorar de cabeça, Wagner que havia entrado no lugar de Odair, marcou o terceiro gol e decretou a vitória. A partir daí foi só administrar o placar e tocar a bola, aguardando o final do jogo e o grito de tetra campeão, engasgado na garganta do torcedor do Frigoarnaldo que há 12 anos não conquistava o título.
Ficha do Jogo
Motivo: decisão da 49ª Copa Itatiaia.
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão).
Público: 15.209 torcedores.
Cartão Amarelo: Hugo (Araribá).
Cartão Vermelho: Claytinho (Araribá).
Araribá: Amarelo; Dudu (Luiz Fernando), Marcinho, Claytinho e Renatinho (Hugo); Toninho (Du), Gargamel, Fizinho e Filipe (Alex); Rica e Deivson (Lima). Técnico: Marcinho Pica Fumo.
Frigoarnaldo: Thiago; Marcio Baiano (Jair), Gilson, Cabeça e Serginho (Talles); Gaúcho, Chupeta, Sandro e Nivaldo; Odair (Wagner) e Juninho (Rundineli). Técnico: Ricardo Roellas.
Arbitragem: Walter Chaves Assunção Gonçalves, auxiliado por Wesley Moreira Carvalho e Ricardo Vieira Rodriguês.