O Pedra Branca, de Justinópolis, venceu o Aliança, de Areias, por 2x0, nesse domingo (12), no Estádio Municipal de Ribeirão das Neves e sagrou-se campeão de Juniores da temporada 2011.
Antes de a bola rolar, as equipes entraram em campo e, perfiladas junto com o trio de arbitragem, ouviram o hino nacional brasileiro. Bandeiras das equipes também fizeram parte da cerimônia, sendo carregadas por jovens adolescentes. A comunidade dos bairros das equipes se fizeram presentes e animaram a partida, cantando hinos de incentivo aos atletas.
Depois do pontapé inicial, a partida começou bem disputada. As equipes se respeitaram bastante durante o primeiro tempo, proporcionando poucas chances de gols aos adversários. Quando a primeira etapa parecia que terminaria com placar em branco, o rápido atacante Edenilson dominou a bola na entrada da área e chutou forte no canto esquerdo do goleiro Humberto, abrindo o marcador já nos acréscimos.
O segundo tempo foi bem mais movimentado. Logo aos 8 minutos, o Aliança deu sinais que iria se recuperar na partida. O zagueiro e capitão da equipe, Henrique, cobrou falta frontal ao gol adversário, a bola pegou na barreira, enganou o goleiro Nicolas, mas bateu no pé da trave. No rebote, os atacantes do Aliança quase marcaram o gol, mas o assistente já havia marcado impedimento.
A partir daí, o Pedra Branca aproveitou o ímpeto do adversário para buscar a igualdade e começou a explorar os contra-ataques. Aos 30 minutos, o atacante Edenilson aproveitou cruzamento na área, emendou de primeira e quase ampliou, mas a bola carimbou o travessão. Aos 37, enfim, o Pedra Branca fez o gol que selou o título. Em ótima triangulação do ataque da equipe de Justinópolis, o meia Diorgelles bateu na saída do goleiro e fez 2x0.
No fim do jogo, o Aliança pressionou bastante, mas não conseguiu superar a firme defesa do Pedra Branca, que segurou todas as investidas de equipe de Areias. Euforia total para o time e a torcida de vermelho, preto e branco!
O diretor de categoria de bases do Pedra Branca, Luiz Pereira, comentou o título conquistado pelo tricolor: “O Pedra Branca, neste último ano, tem feito um trabalho espetacular, com a maioria dos jogadores da própria região. A gente têm que valorizar as categorias de base de Ribeirão das Neves, pois ficamos muitos anos sem a realização deste campeonato. A Liga está de parabéns pela organização do evento”, frisou.
Após muita festa no centro do gramado, o presidente da Liga Desportiva de Ribeirão das Neves, Valério Neto, e o chefe do departamento de futebol amador do interior da Federação Mineira de Futebol, Ernane do Carmo, fizeram a entrega das medalhas e troféus.
Ernane ressaltou que sua presença na final do campeonato, representando o presidente da FMF, Paulo Schettino, foi uma forma de prestigiar o torneio e a própria Liga nevense: “A Liga Desportiva faz um ótimo trabalho em Ribeirão das Neves. É um filiado dos mais ativos, que trabalha em parceria com a FMF. Gostaria de parabenizar o Valério e o Quirino por prestigiar o esporte nevense”, destacou.
Valério Neto fez uma avaliação do campeonato de Juniores realizado pela Liga: “A sensação é de dever cumprido. Nós começamos a organização do evento há três meses, com reunião constante com os clubes, para que a gente pudesse chegar nessa final tão bem quanto nós chegamos hoje, consagrando o Pedra Branca como campeão e o Aliança como vice”, disse. Valério ainda ressaltou as competições em andamento no município e as que ainda estão por vir: “Ainda estão em andamento o campeonato municipal infantil e juvenil. Após o término dessas competições, previsto para o fim do mês de Julho, daremos início aos campeonatos amadores de 1ª, 2ª e 3ª divisões. Em Outubro, promoveremos também o torneio de veteranos”, informou.
O diretor técnico da Liga, José Quirino, também avaliou o torneio: “Há muito tempo que Neves não tem um campeonato de Junior deste gabarito. Nós fizemos a proposta para os clubes de não realizar o torneio no ano passado, para fazê-lo ainda melhor esse ano e abrir a possibilidade de utilização desses atletas nas divisões principais. As equipes valorizaram a competição e a Liga ficou satisfeita em tê-lo realizado da forma que foi”, destacou.