Maicon Andrade, 23 anos, morador da região de Justinópolis, vai disputar uma medalha nas Olimpíadas do Rio, no dia 20 de agosto, na categorias dos pesados do taekwondo. Apesar de não estar entre os favoritos na seletiva, realizada no Espírito Santo, em março, o lutador acabou conquistando a cobiçada vaga.
O caminho que levou o nevense até as arenas olímpicas, no entanto, não foi fácil. Em entrevista ao site Esporte de Fato, Maicon revelou que é caçula de uma família de 9 irmãos, trabalhou como assistente de pedreiro e como garçon para ajudar a família e para sustentar sua paixão pelo esporte. "Era um trabalho pesado e eu chegava em casa exausto. Mas era o único jeito de permanecer lutando", destacou.
Mas o pior golpe veio de onde ele não esperava. Sua mãe, Dona Vitória, foi diagnosticada com câncer. "Foi o momento mais difícil. Eu estava em competições muito importantes. Mas mantive o foco e não desisti. Tudo que aconteceu com ela serviu de inspiração", explicou. Segundo Maicon, a mãe recebeu o tratamento necessário e está curada.
Maicon estuda Geografia na Faculdade Anhanguera e é patrocinado pela Prefeitura de São Caetano do Sul e pela academia Bio Ritmo, além de receber a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Com informações de Esporte de Fato.