Os espetáculos de teatro e dança "A história da cidade onde a mata virou rio e a névoa virou santa" e "Alter/Ações", ambos produzidos e concebidos por artistas de Ribeirão das Neves, contando a história do município e sobre mulheres da cidade, foram selecionados para o XII Encuentro Internacional de Teatro de Achupallas "Cerros de Cultura" ETACC 2016, a ser realizado em novembro, na cidade de Viña del Mar, no Chile.
No intuito de levantar fundos para a viagem dos artistas, os coletivos Pitangas – Coletivo de Criação Teatral e Spiral Coletivo de Criações, realizam, neste sábado (15), a partir das 18h, na Spiral Escola de Dança, em Justinópolis, uma Noche Cênica, que contará com as apresentações dos espetáculos selecionados para o Festival.
Também haverá apresentação de músicos convidados, além de palco aberto, literatura e sorteio de prêmios.
Informações pelos telefones (31) 9 9464-3555 / 9 7183-4554 / 9 9351-2478.
"A história da cidade onde a mata virou rio e a névoa virou santa"
A peça conta a história de Ribeirão das Neves utilizando a linguagem da literatura de cordel e do teatro de rua. De acordo com a direção da peça, o público pode esperar um passeio pelos caminhos que deram origem à cidade, dando vida às personagens que são parte desta história e oferecendo um novo olhar sobre a cidade, tudo isso com muita informação, música e alegria.
"Alter/ações"
Alter/Ações é um espetáculo solo feminino de dança contemporânea através de reflexão sobre as questões intimas do universo feminino. Sensações e emoções são referências usadas pela bailarina para contar histórias de mulheres através do movimento. Luzes traçam linhas, curvas, retas e torcidas modificando o espaço e corpo da interprete. As histórias sob a leitura corporal da interprete são cartas e depoimentos recebidos de mulheres de Ribeirão das Neves vivenciadas desde os anos 60 aos dias de hoje. O espetáculo foi criado a partir de uma mobilização para que mulheres retratem através de cartas como é a relação do feminino em suas infinitas questões, e a partir do olhar dessas mulheres serão sistematizadas as informações e elaborado o trabalho coreográfico.