O Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias (SMESP) é uma proposta que visa trazer para a esfera do diálogo, temáticas que permeiam os espaços periféricos e suas dinâmicas, com foco na construção dos sujeitos e suas relações. Com o intuito de constituir um amplo ambiente de interações entre pesquisas, debates e exposição de ideias, a primeira edição do SMESP tem como casa o Município de Ribeirão das Neves, uma zona de criação e fruição sociocultural amplamente reconhecida.
Em sua primeira edição, o Seminário vai ser realizado em formato online, totalmente gratuito, entre os dias 12 e 14 de abril de 2021, sendo produzido pelo Instituto Cultural Semifusa e patrocinado com recursos oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O Projeto do Seminário nasce de um entendimento comum de que as Periferias atravessam e são atravessadas por múltiplas esferas de experiências, relacionando no cotidiano de suas interações desafios e potencialidades constituídas de diversas formas.
Ao ampliarmos os ambientes de pautas para a dimensão dos espaços de ensino, pesquisa e inovação, temos em mãos novas estruturas para que as reflexões possam se dar de forma que proporcionem o acesso, ouvidos, a liberdade e os palcos para as presenças que estejam realmente dispostas à integrarem os movimentos de desenvolvimento social consciente. O SMESP tem um caráter dialógico e dialético, abarcando dentro de sua programação uma estrutura de Mesas Temáticas com macrotemas para apresentações de pesquisas, assim como dois debates que irão abordar temáticas de educação, diversidade, cultura e economia.
O período de envio de propostas de pesquisas para apresentações nas Mesas Temáticas segue aberto até o dia 29 de março, gratuitamente. As inscrições para ouvintes estarão abertas na primeira semana do mês de abril. Toda a programação e demais informações sobre o Seminário Metropolitano de Estudos Sobre as Periferias pode ser conferida no site www.coletivosemifusa.org/apresentacaosmesp.
Para contatos e demais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..