All for Joomla All for Webmasters

In-sustentabilidade Urbana

Nota-se claramente que as grandes cidades brasileiras enfrentaram problemas sérios com a inicialização do processo de urbanização e, é claro, com a nossa cidade, Ribeirão das Neves, não poderia ser diferente. As ocupações desenfreadas acarretam em graves problemas sociais e econômicos, uma vez que é uma obrigação do poder público intervir de maneira eficaz com políticas de infra-estrutura urbana, mas nem sempre a administração pública consegue ter sucesso por não dispor de uma base econômica que proporcione o progresso e a dignidade para todos habitantes e usuários da cidade.

Grande parte dos problemas são gerados pela falta de compromisso dos gestores públicos, que quase sempre sofrem com a burocracia, resistência ou oposição de ideias por parte dos rivais políticos.  O que deveria prevalecer realmente é o interesse coletivo do cidadão contribuinte.

No processo Urbanização, seria necessário adotar alguns princípios básicos do urbanismo que são a agregação de trabalhos voltados em prol do desenvolvimento, através do planejamento urbano que garanta uma infra-estrutura adequada para alcançar efetividade no transporte, educação, saúde.

Há uma demanda enorme de atuação imediata em fatores existentes e pós decorrente que geram tantos problemas, inclusive a favelização que é um símbolo negativo de urbanização.

Conclui-se que tais políticas afetam diretamente nosso dia-a-dia e que nosso posicionamento sobre a tomadas de decisões dos gestores da nossa cidade influenciarão de maneira positiva ou negativa sobre a parte interessada, o morador local.

Por tanto se faz necessário uma reforma política que prevaleça a ética, que permita a mudança do cenário atual da gestão urbana em âmbito municipal.

Ribeirão das Neves, sem dúvida é considerada uma das cidades com maior densidade demográfica do estado de Minas Gerais, na última década houve uma grande imigração de macros empresas na sua área industrial, o CIRIN.  Certamente que isso veio a proporcionar um aumento na arrecadação. O povo de Ribeirão das Neves paga seu IPTU em dia, em contrapartida sofre com o descaso em todo seu território.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno