All for Joomla All for Webmasters

Obsolecência Progamada

Eu aprendi ainda muito jovem a não ter expectativa de que coisas boas aconteceriam em minha vida através de atitudes de outras pessoas. Isso me fez pensar que desde os primórdios traçamos uma batalha ainda no primeiro dia da fecundação do óvulo materno.

Ao abrir os olhos nesse mundo de meu Deus, descobri que muitos pais vivem a chamada "Sistematização" influenciada pelo regime neoliberalista, onde o padrão adotado na constituição da família partia do princípio de casar e ter filhos. Até ai tudo bem, já em outras épocas a preocupação maior dos pais era criar os filhos de perto, tentar oferecer uma educação sólida, formar pessoas de respeito. Diferentemente no modelo contemporâneo, muitos pais nem sempre se casam ou mantém uma postura adequada diante da presença dos filhos, o que pode ocasionar em conflitos irreparáveis na formação da criança.

Atualmente os pais tem vivenciado um verdadeiro conto de fadas, quando desejam ter filhos muito cedo ou surge uma gravidez inesperada, até mesmo na adolescência. Às vezes não conseguem planejar o ambiente familiar, e não se dão conta da importância da chegada de uma criança, o que pode acarretar em sérios problemas conjugais e na formação da personalidade da criança. Uma das atitudes fundamentais é saber identificar a responsabilidade nas tarefas do dia-a-dia, ter a responsabilidade do valor e do  papel que é ser Pai e ser Mãe.

Como não se bastasse, o poder da mídia na alienação das mentes tem promovido a ideia que devemos se tornar cada vez mais reféns das tecnologias, investir cada vez mais no supérfluo, gastar mais e mais. Então conclui-se que devemos ter cada vez mais dinheiro pra suprir as nossas necessidades.

Trabalhar muito e honestamente nunca foi sinônimo de riqueza, ou que levará a você no cume da pirâmide. Portanto é preciso tirar a ilusão de querer tudo, é preciso priorizar as coisas essenciais de cada vez e não criar falsas expectativas. Mudar certas atitudes, descobrindo o que deveria ser deixado de lado e o que pode ser melhorado. Algumas das grandes pessoas bem sucedidas que eu conheço, começaram investindo no ramo de atividades que são especialistas. Outro segredo é investir na capacitação profissional ou na educação, e por fim no markentig pessoal (não basta ser, precisamos parecer ser).

Enquanto houver a ideia de que a grandeza de um homem se mede pela quantidade de dígitos do seu contra-cheque e que para uma mulher ser considerada virtuosa tem que ser bonita, haverá discórdia.

O sistema faz com que nós precisamos estar sempre atualizados, comprar bens não duráveis, seja gastar em aparelhos modernos, um carro completo, uma roupa nova, um Smart Fone de última geração, etc. Um estudo na década de cinquenta, definia essa tendência como "ObsolencÊncia Progamada", na qual determina a temporização da durabilidade da tecnologia, ou seja, Um produto tem que estar disponível no mercado por até um certo prazo, deve ser atualizado por equipamentos vendidos À parte, deve ter durabilidade baixa para poder vender mais, e deve conter aplicativos e preços compatíveis com o pais de comercialização. Isso quer dizer que o seu carro, o seu celular, a sua TV, tudo é projetado com tempo para estragar naturalmente, esse é uma acordo com as multinacionais que entenderam que não era viável fabricar um aparelho ou peça que durasse dezenas de anos sem passa por qualquer manutenção. Então surgem a lojas de auto-peças e a frase capitalista "a propaganda é a alma do negócio" hoje consegue vender até geladeira no pólo norte. A justificativa é que pode esquentar as mão se aproximá-las do motor da parte de traz. Entende-se que no nosso peito bate um alvo muito fácil.

Escrevo esse texto numa mensagem de reflexão, e convido a vocês responderem se acham que seria possível nos tempos atuais, abdicar-se de todas essas tecnologias e viver numa sociedade mais simplória. É possível criar nossos filhos somente com as coisas essenciais?

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno