All for Joomla All for Webmasters

A Mobilidade Urbana em nossa Cidade

Não é de hoje que damos conta da situação desconfortável que Ribeirão das Neves tem enfrentado por causa do elevado número de veículos privados que circulam por nossa cidade. Um dos fatores que permitiram o acesso ao carro 0 km foi o consideravel aumento do poder aquisitivo do trabalhador brasileiro nos últimos anos, quando houve uma tendência de substituir a prioridade da compra dos bens. Os imóveis requerem uma certa burocracia na hora de fechar o negócio, enquanto as revendas de automóveis proporcionam prazos longos, facilidade nos financiamentos e juros menores.

Desde a emancipação de Ribeirão das Neves houve um dinamismo nos seu crescimento populacional, devido à imigração e ao baixo custo de vida. Infelizmente, as condições essenciais que determinam a qualidade de vida do morador não acompanharam os fatores básicos previstos no planejamento urbano de um município.

Há um problema social grave no nosso meio urbano que é o ambiente de vida da nossa população. Nele engloba a história da nossa cidade juntamente com os aspectos físicos, que são os acréscimos gerados pela ação do homem ou da natureza para a formação do seu espaço.

O uso-fruto da cidade depende do "ir e vir", ou seja, das ações cotidianas: ir à escola ou ao trabalho, utilizar um posto de saúde ou consultar um médico, fazer o uso de um espaço de lazer ou outras atividades sociais. O fato é que todas dependem de boas condições de locomoção nas cidades.

É preciso refletir mais sobre os meios de locomoções possíveis. O transporte público coletivo de qualidade é uma excelente alternativa para garantir os direitos básicos do cidadão. Outra saída eficaz, já usada entre algumas cidades e que vem dando certo nas áreas que são favoráveis, é a estimulação do uso de veículos de propulsão humana, como a bicicleta, que algumas das vezes consegue realizar o trajeto pretendido em um menor tempo se comparado com outros meios utilizados, além de ajudar na forma física, reduzir problemas de saúde decorrentes pelo sedentarismo e na emissão de gases na atmosfera e poluição do ar. Muitas das vezes concluir o trajeto á pé em pequenas distâncias também pode ser uma medida eficáz, também traz benefícios à saúde e redução do número de veículos nas vias.

Quando se trata de trânsito, é dever do município, através da Secretaria Municipal de Transportes e de Trânsito, proporcionar qualidade aos seus usuários e dependentes (motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas). O grande desafio é elaborar metodologias que atendam e satisfaçam as necessidades de todos, buscando a melhor forma possível de amenizar os problemas gerados pelo transporte e tráfego nas vias.

Em contraposição, outros fatores ajudam a obter uma melhor condição no dia-a-dia, sendo eles: a engenharia de tráfego, que viabiliza a instalação de sinais de trânsito em cruzamento e locais de riscos, pinturas das faixas de pedestres, sinalização em geral, o uso de quebra molas, e a educação no trânsito, através da distribuição de cartilhas contendo recomendações e orientações fundamentais para o bom andamento do fluxo local.

Recentemente, com ajuda de moradores de diversos bairros, após uma pesquisa e avaliação breve em torno da área central de Ribeirão das Neves, conseguimos enxergar três exemplos claros de alguns pontos que necessitam de mudança urgente.

A primeira, na divisa dos bairros Fortaleza e Everest, a avenida principal que faz a ligação até o bairro Nova Pampulha, por se tratar de uma área comercial, não suporta a utilização de estacionamentos de veículos em nenhum dos sentidos, o que provoca engarrafamento e atrasos nos trajetos, a situação piora ainda mais quando há o encontro de veículos pesados.

A segunda, no cruzamento da rua Ari Teixeira da Costa com rua Emerenciana Camargo Batista, podemos observar a falta da faixa de proibido fechar o cruzamento, por ocorrer um grande número de veículos que transitam nesse ponto. Quando o sinal do hospital são Judas Tadeu se fecha e ocorre a obstrução da via principal, seria importante também colocar um faixa de delimitação de parada bem antes do cruzamento para melhorar a visão de quem está saindo do bairro Santa Marta em direção a avenida Ari Teixeira da Costa. Segundo relatos de comerciantes, a situação do local é propícia para acontecimento de acidentes pela falta de sinalização. Alguns moradores afirmam que periodicamente tem ocorrido acidentes por ali.

E a terceira, todos conhecem, novamente a avenida Ari Teixeira da Costa. Quem nunca notou a demora de tentar descer a avenida dirigindo para adentrar ao centro? Foram levantados alguns fatores que prejudicam o fluxo nesse ponto, um deles é o ponto de ônibus situado próximo ao supermercado BH, no horário de pico. Quando o sinal da escola José Pedro Pereira está fechado, forma-se um pequeno congestionamento, e quando o sinal abre, os ônibus que estavam parados naquele ponto arrancam, segurando outra vez o fluxo. Como não se bastasse, por não ter um sistema de sinalização eletrônico correto, ainda temos que esperar os veículos que descem a rua Libério Augusto Guimarães, mais conhecida como a que leva até o morro do cemitério. Esse cruzamento é palco de uma verdadeira disputa para conseguir passagem. Uma das soluções para o problema seria um estudo específico da área, para implementação de uma sinal eletrônico no sentido centro de Neves, próximo o supermercado EPA. A medida seguraria o fluxo momentaneamente, e forçando os motoristas a evitar o centro, que é um costume desnecessário. Ou a mais simples, transformar a rua Libério Augusto Guimarães no quarteirão da Escola José Pedro Pereira em sentido único, podendo apenas subir, o que desafogaria o engarrafamento do local, tanto para quem vai em direção à praça central ou saindo em direção à prefeitura.

A nossa intenção é consolidar a abordagem das metodologias da mobilidade urbana, com o objetivo de dispor de uma multimodalidade nos transportes urbanos podendo promover o equilíbrio social, ambiental e econômico.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno