Na quarta-feira, dia 8 de julho, o juiz Amaury de Lima e Souza sofreu sua condenação administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Amaury foiacusado de envolvimento no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção ativa, além de ter sido preso em casa com armas ilegais e de uso restrito. O magistrado pertencia à vara de execuções criminais da comarca de Juiz de Fora e em junho de 2014 após investigação, foi preso pela policia federal na operação chamada "Athos".
Ele sofreu a pena máxima que os desembargadores entenderam que seria merecedor por seus crimes praticados. Aposentadoria compulsória (obrigatória) foi a sentença recebida, ou seja, a punição do magistrado foi se aposentar proporcionalmente ao tempo de serviço com a quantia de aproximadamente R$26.000,00 (vinte e seis mil reais) por mês.
O Poder Judiciário integra os três poderes junto com o legislativo e executivo formando o nosso Estado Democrático de Direito. Na sua função, o judiciário faz cumprir as leis existentes em nosso país, estado ou cidade, se mantendo como um poder resoluto e incorruptível. Pelo menos deveria ser.
É lamentável ver um magistrado envolvido em crimes graves como estes, mas o mais revoltante é ver a impunidade tomar conta também desse poder que até pouco tempo era exemplo de probidade administrativa.
Quando pensamos que a "coisa" está melhorando para os brasileiros em se tratando de punição para os ricos e poderosos, vendo empresários, senadores, deputados e até o governador de Minas serem alvos de prisões, buscas e apreensões em suas residências ou empresas, sendo tratados como exige a lei, nos deparamos com uma decisão absurda igual a essa.
O ator Murilo Rosa, da rede Globo, contou essa semana em um programa de televisão, que reside nos Estados Unidos com sua esposa e seus dois filhos e o caçula de apenas dois anos, estuda em uma escola pública. Como lá, os professores têm o costume de passear nas praças públicas, em um desses passeios, seu filho por acidente saiu de perto da professora e foi resgatado na rua por uma mulher que passava no local. Por sorte, nada aconteceu com o garoto. Mas pelo acontecimento, a professora junto com a diretora da escola, foram demitidas e a instituição de ensino foi fechada por tempo indeterminado para as investigações no intuito de entenderem o que de fato aconteceu.
Esse é um país de primeiro mundo ou é um país onde não existe a palavra IMPUNIDADE? Estamos vendo o maior rombo ao erário de todos os tempos, tantos escândalos, desvios de dinheiro, enfim, conforme a expressão popular o "bicho pegando" e somos obrigados a ver cenas que infelizmente são típicas no Brasil. Mas confesso que é impossível difícil de engolir.
Estamos pedindo socorro!!!