Nesses últimos dias, o que virou tema de discussão principalmente nas redes sociais pelos moradores de Justinópolis, foi sobre o projeto de lei aprovado recentemente no senado federal e que ainda falta a sanção da presidente da república. O projeto fala sobre a permissão da criação de novos municípios, tal ação estaria proibida desde 1996 quando uma emenda constitucional definiu que isso só poderia ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.
Antes mesmo da lei entrar em vigor e ter suas regras definitivas, moradores da região de Justinópolis estão se organizando e fazendo um mutirão, recolhendo assinaturas de pessoas e fazendo reuniões para debater sobre o assunto.
O que me assusta, é que se as regras ainda não estão definidas, sendo que a própria presidente do país declarou querer rigor neste processo e pessoas estão colhendo assinaturas de outras que nem ao menos sabem o motivo de se emancipar um distrito.
Uma das diversas exigências da criação de um município é ter "núcleo urbano já constituído" e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos "compatíveis com a condição de município". O município de Ribeirão das Neves possui essa infraestrutura? Essas questões estão sendo colocadas para os moradores de Justinópolis? E a questão dos repasses do governo estadual e federal? Essas e muitas outras questões devem ser consideradas antes de um morador dizer se é ou não a favor da emancipação.
Tenho medo de pessoas que queiram apenas se aproveitar de uma oportunidade "eleitoreira" e aqueles candidatos que já não conseguem vencer mais nenhuma eleição, estarem querendo revir ao poder público sem nenhuma intenção de executar o que é de sua incumbência.
Um alerta a todos os moradores de Ribeirão das Neves, após a aprovação dessa lei, que estudem bastante sobre o assunto, que avaliem cuidadosamente todos os "prós e contras" que poderão acarretar para a cidade ou para a futura cidade. Não deixem ser induzidos por políticos que só aparecem na hora das eleições, pois isso pode nos custar muito caro.