Muitas pessoas querem saber qual é o segredo da boa escrita. Bom, segredo não há, mas há técnica e alguns cuidados sim. Aqui listei alguns que são fundamentais e podem auxiliá-lo na hora de escrever.
- O hábito de ler ajuda muito na fluência da escrita. Pessoas que lêem bastante costumam ser mais fluentes nas formas oral e escrita.
- Treine sua escrita porque escrever é hábito. Separe uma hora do seu dia e escreva sobre temas que te interessam, sobre assuntos atuais e tenha sempre como companheiro um dicionário.
- Informe-se sobre os temas das redações de concursos públicos e vestibulares anteriores. Eles costumam ser ótimos como treinamento. Escreva sobre todos eles, pois assim você encontrará sua forma de escrever.
- Releia e revise sua redação para não restarem erros gramaticais, de pontuação ou concordância.
- Aproveite o momento da releitura e revisão para enxugar o texto dos excessos que escrevemos no rascunho. Informações demasiadas devem ser retiradas, pois empobrecem o texto.
- Comece e termine sua redação com letras legíveis e frases que tenham boa sonoridade. Quem lê a sua redação, agradece-lhe.
- Não rasure sua redação. Uma redação limpa faz diferença para os examinadores e leitores.
- Foque no título pedido pela prova, escreva somente sobre o assunto determinado. De nada adianta escrever um texto incrível se estiver fora do contexto solicitado.
- Seja claro com o seu leitor. Sempre quando lemos um artigo, texto ou matéria, estamos buscando informação. Portanto, baseie seu texto em argumentos sólidos e reais, embase sua redação.
- Expresse todas as suas ideias pensando como leitor e, portanto, tenha uma linha de raciocínio lógica e clara. Na releitura, avalie se a sua redação te agradaria como leitor.
Não é tão difícil, concordam? É preciso exercitar, é o que eu digo sempre!
Abraços e até a semana que vem!