O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, e o chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta, apresentou, na tarde desta quarta-feira (23), os índices de criminalidade de Minas Gerais do ano de 2012. Foram divulgados os números de criminalidade violenta, criminalidade violenta contra o patrimônio e homicídios de Minas Gerais, Belo Horizonte, Região Metropolitana (RMBH) e dos 28 municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes.
Enquanto o número de homicídios permaneceu estável, quase todos os outros crimes tiveram aumento considerável de casos no Estado. Segundo dados divulgados, os registros de crimes violentos no Estado apresentaram aumento de 8,6% numa comparação de 2012 com o ano anterior.
O secretário garantiu que o governo irá intensificar as ações. Ferraz anunciou que, em março, será assinado termo de cooperação contra o tráfico de drogas nas divisas. Vão trabalhar com Minas Gerais, os Estados do Paraná, Roraima, Mato Grosso e São Paulo.
Ainda de acordo com o secretário, novas unidades de internação de adolescentes infratores serão construídas nas cidades de Unaí, Formiga, Ipatinga, São João Del Rei e no município de Ibirité.
Ele anunciou também que, ao final do mês que vem, será inaugurado um centro de prevenção à criminalidade no bairro Primeiro de Maio, na capital e, muito em breve, outras unidades serão lançadas no bairro Ressaca, em Contagem e na Vila Pinho, região do Barreiro, localidades que apresentam alto índice de homicídios.