A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe, de 29 de agosto a 3 de setembro, o congresso "Chip on the mountains", que debaterá aspectos de projeto, fabricação e aplicação de chips e contará com executivos do setor e acadêmicos das mais renomadas universidades do mundo.
O congresso ocorre no momento em que Ribeirão das Neves caminha para se tornar um grande polo da cadeia de semicondutores, cuja âncora é a Unitec Semicondutores, uma das patrocinadoras do evento, que já recebeu investimentos de R$ 1,2 bilhão e abrirá centenas de empregos na cidade. A expectativa é que no entorno da companhia se instalem fornecedores e outras empresas de tecnologia.
"Sem dúvida, a Unitec é uma catalizadora desse polo nascente de tecnologia, e a UFMG tem estrutura para capacitar profissionais e apoiar pesquisas desse segmento", disse Davies William Monteiro, professor da UFMG e organizador do evento ao site O Debate.
Estarão presentes ao evento representantes do BNDES, Ministério de Ciência e Tecnologia, CNPq e FIEMG. Entre os palestrantes, destaque para executivos de empresas como IBM e acadêmicos de universidades como Stanford (EUA) e Grenoble (França).