Em tempos de alta na inflação, você tem tomado os cuidados necessários para manter suas contas em dia? Ou o orçamento está bagunçado, e o dinheiro sempre acaba antes do mês? De que forma a tecnologia pode ser útil para auxiliar você a controlar seus gastos e garantir um equilíbrio maior das contas? Talvez você ainda não saiba, mas existem vários aplicativos úteis que permitem ir contabilizando os gastos, desde o cafezinho na padaria até a compra no supermercado. Tudo isso para não chegar ao fim do mês no vermelho.
Além de simplesmente baixar os aplicativos para controle orçamentário, o editor de tecnologia do Portal EBC, Leyberson Pedrosa, afirma que o importante é ter disciplina para atualizar as informações e se policiar para gastar certo. "Não adianta achar que o aplicativo vai lhe trazer dinheiro no final do mês", comenta. GuiaBolso, Meu Dinheiro e Money Lover são algumas das dicas de app para quem quer dar uma aliviada nos gastos.
O professor de ciência da computação da UnB, João Gondim, explica como funciona a segurança de dados bancários, já que muita gente ainda desconfia da segurança dos pagamentos on-line e prefere pagar as contas à moda antiga, pegando fila de banco. "O sistema de internet banking no Brasil já existe há cerca de 20 anos e está bem consolidado. Fraudes já existiam desde antes da internet", comentou. Gondim recomenda não fazer transferências bancárias de computadores públicos e ter uma boa senha e um bom antivírus como medidas essenciais para a prevenção de golpes.