O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais começou. Pela primeira vez o Estado disponibiliza os seus dados abertos para hackers, programadores, designers, jornalistas, enfim, pessoas criativas e engajadas para criarem colaborativamente soluções tecnológicas a partir de dados estratégicos do Governo: arrecadação estadual, gastos com a folha de pagamento e com os programas de governo, dívida pública e o repasse do estado para os municípios. É uma maratona de dois dias em que as equipes irão propor alternativas para que os dados sejam disponibilizados com transparência e acessibilidade, de forma que qualquer cidadão compreenda cada um dos números. Os dados já estão publicados no Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais.
As inscrições para o evento estão abertas a partir do dia 27 de setembro, das 15h até o dia 7 de outubro, às 16h, no site do Movimento Minas. Podem se inscrever cidadãos a partir de 18 anos, individualmente ou em equipes que tenham até cinco integrantes. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de outubro no site no Movimento Minas. O 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no Plug Minas, em Belo Horizonte. Para os participantes não residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a organização do evento irá viabilizar hospedagem, alimentação e passagens aéreas ou rodoviárias.
O evento foi idealizado a partir de uma pesquisa com o público-alvo em agosto para entender quais seriam suas expectativas e pontos essenciais de um hackathon. Entre os dias 20 a 30 de agosto, 250 pessoas responderam o questionário, e a partir das respostas o evento foi planejado. Três equipes terão os seus trabalhos divulgados no site do Movimento Minas e serão convidadas para apresentarem as suas soluções em novembro, na Semana Global do Empreendedorismo, em Belo Horizonte.
A maratona é realizada pelo Movimento Minas em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) e Plug Minas.