A Foxconn, gigante mundial na fabricação de aparelhos e componentes eletroeletrônicos, deve abrir uma fábrica em Minas Gerais. A informação foi divulgada em comunicado da EBX, do bilionário Eike Batista, que está envolvida na transação. A fábrica seria de telas de LCD para televisores e tablets.
O comunicado não dá detalhes sobre valor do investimento ou qual município deve sediar a fábrica, mas os mais cotados são Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, onde a Foxconn já tem uma subsidiária chamada Fênix, que produz equipamentos eletrônicos como memória, placas para celular e smartphones e outros, ou uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, possivelmente Ribeirão das Neves.
Em setembro passado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, se reuniu com representante da empresa em Belo Horizonte. O prefeito Walace Ventura chegou a anunciar que estaria disposto a doar um terreno e isentar a fábrica e impostos, como atrativo, além atender, com sobras, diversas exigencias da multi-nacional.
Negociação
A nota do grupo EBX diz que a empresa "está negociando, com outros investidores brasileiros, parceria com a Foxconn para instalação de fábrica de tela de LCD para televisores e tablets no Brasil. O Estado de Minas Gerais está sendo considerado para sediar a fábrica", diz o texto. Também por meio de nota, o governo do Estado afirmou que "existe um processo de negociação, no momento coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que a empresa taiwanesa Foxconn instale uma unidade no Estado".