Durante todo o mês de novembro a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove a Campanha de Promoção à Saúde do Homem. Com o tema "Saúde é Atitude", tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância do cuidado integral com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata, câncer de testículo e de pênis. Além disso, a campanha também promoverá ações de mobilização para a segurança no trânsito.
A Campanha de Promoção à Saúde do Homem, assim como foi no Outubro Rosa, tem como foco o cuidado integral com a saúde, incluindo o incentivo de hábitos de vida mais saudáveis. Para isso, serão realizadas diversas ações para sensibilizar a população masculina a cuidar da saúde como um todo, incluindo a prática regular de atividade física, a realização de consultas médicas e exames periódicos e uma alimentação balanceada.
Para mobilizar a população, a campanha contará também com a iluminação especial de prédios e monumentos públicos, distribuição de panfletos informativos e lacinhos azuis, publicidade em rádio e metrô, parcerias com instituições públicas e privadas, entre outras ações de divulgação em Belo Horizonte e no interior do estado.
Com a hashtag #HomemQueSeCuida, a campanha também será feita nas redes sociais da SES-MG, incluindo a criação do site www.saude.mg.gov.br/saudedohomem com informações sobre a campanha.
Fatores de atenção
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa e pode não apresentar sintomas. No entanto, é importante ficar atento para sinais como urinar com frequência e pouco de cada vez, dificuldade, dor ou ardor ao urinar e presença de sangue ou sêmen na urina.
Já o câncer de pênis é considerado um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Esse tipo de câncer está relacionado à má higiene e a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção da pele que reveste a glande).
O câncer de testículo, apesar de raro, tem maior incidência em homens entre 15 e 50 anos. Se detectado no início, é facilmente curado e com baixo índice de mortalidade.
Em geral, os homens também se envolvem mais em acidentes de trânsito e situações de violência. A violência tem um impacto importante sobre a saúde dos homens em todo o mundo. Em Minas Gerais, em 2013, 89% de homens entre 15 e 39 anos morreram devido a causas externas como acidentes de trânsito e agressões.