All for Joomla All for Webmasters

IFMG Neves inaugura ambiente de inovação e novo bloco didático

A inauguração aconteceu terça-feira, 6 de fevereiro, e a ampliação de espaço permiti a abertura de novas turmas dos cursos de Administração e Informática.


O Campus Ribeirão das Neves inaugurou, terça-feira (6 de fevereiro), o novo bloco didático e o Ambiente de Inovação da unidade, composto pelo Laboratório Ápice (Ambiente para Projetos de Inovação e Capacitação Empreendedora) e IFMaker. A ampliação vai impactar socialmente e economicamente a cidade com novas vagas para alunos e trabalhos formais e informais, é de grande importância e interesse público para uma melhora significativa na cidade em relação a capacitação e oportunidades.
O evento contou com apresentação musical de uma ex-aluna, Alice Eduarda, falas de agradecimento da diretoria e compromisso com a educação na cidade.
O bloco, de 2.200m², tem a capacidade de atender 480 estudantes e conta com 10 salas de aula e dois laboratórios de informática. O prédio também dispõe de um sistema de reaproveitamento de água pluvial - que será utilizado na irrigação e limpeza do campus -, além do projeto de acessibilidade com a disponibilização de dois elevadores para aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Em obras desde o início de 2022, o custo total de construção do prédio foi de R$ 6.395.908,87, com recursos provenientes da Setec, do IFMG e de emendas parlamentares.


Campus amplia a oferta de novas turmas


Com a inauguração, 80 vagas foram criadas e, aqueles candidatos aprovados no último processo seletivo e listados como excedentes poderão ingressar no IFMG no primeiro semestre de 2024. A diretora-geral do Campus, Maria das Graças de Oliveira, ressalta que o último certame registrou a maior relação de candidatos por vaga de toda a história da unidade. "Os cursos técnicos integrados são uma excelente oportunidade para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho com uma formação sólida e reconhecida", revelando a importância da expansão estrutural.


E investindo em ambientes e ferramentas que propiciem o desenvolvimento de ações e produtos inovadores e tecnológicos, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFMG) em parceria com a Rede de Incubadoras Arquipélagos (RIA), lançou em 2020, um edital no valor de R$500 mil para a implantação de 11 Ambientes de Inovação nos campi do IFMG. O recurso tinha como objetivo estruturar estes espaços que focam no estímulo do empreendedorismo inovador e na geração de emprego e renda.


De acordo com o diretor de ensino do Campus, Saulo Furletti, existe a expectativa de abertura de novos cursos superiores em um futuro próximo. “Essa é uma demanda antiga da comunidade de Ribeirão das Neves e já estamos em tratativas para a oferta de um curso de graduação na área de Tecnologia da Informação. Estamos trabalhando para que isso se torne realidade em breve”, disse ele.
Por conta disso, a programação de inauguração também irá incluir o Laboratório Ápice, que promove a cultura empreendedora por meio dos processos de Ideação, Coworking e Pré-incubação, além do IF Maker, um espaço ideal para o desenvolvimento de artesanato, eletrônica, impressão 3D, marcenaria, metalurgia, robótica e o uso de máquinas de Comando Numérico Computadorizado (CNCs).

0
0
0
s2smodern

bg contorno