All for Joomla All for Webmasters

Instituto PROA em parceria com o Sistema Divina Providência abre 4 mil vagas para capacitação profissional em Minas Gerais

As vagas do curso profissionalizante são gratuitas e para jovens da rede pública

As inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes gratuitos do Instituto PROA em Minas Gerais estão abertas. Ao todo são 4 mil vagas exclusivas para jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou já concluíram o ensino médio em escolas públicas de ensino de todo o estado.
Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, https://www.proa.org.br/plataforma-proa/, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil e, se for aprovado, o jovem segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2024 e as aulas começam em 29 de janeiro.
O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em quatro módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se prepararem para entrevistas de emprego. Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação são temas que fazem parte das aulas. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras.
Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Excel e Power BI (em parceria com a Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
Oportunidade
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Essa será a terceira turma do Instituto PROA em Minas Gerais. Muitos estudantes que se formaram já conseguiram vagas no mercado de trabalho.
"O curso PROA desempenhou um papel fundamental na minha jornada em direção ao mercado de trabalho. Através dessa experiência descobri a importância das competências interpessoais (softskills), aprimorei meu currículo, compreendi a relevância do networking e fui instruída como me portar em entrevistas e no ambiente corporativo. Poucas semanas após terminar o curso conquistei meu primeiro emprego como Jovem Aprendiz na Tim, graças ao apoio contínuo do grupo PROA e seu programa de empregabilidade." afirma jovem Lohanna Roffer Campos Ribeiro Ferreira, que se formou na turma de agosto de 2023 e já está no mercado de trabalho em uma grande empresa da área da telefonia.
Lohanna também destaca: "A plataforma é intuitiva, altamente motivadora, e os tutores se destacam por sua gentileza e paciência. Acredito que este curso é a escolha ideal para jovens como eu, que almejam entrar no mercado de trabalho, porém, não sabem como dar os primeiros passos. Sou muito grata ao PROA, pois o curso não apenas abriu portas para o meu emprego atual, mas também causou uma transformação profunda na minha mentalidade”.
Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, os jovens de Minas Gerais têm por meio dos cursos a grande chance de conseguir formação profissional e buscar a primeira vaga no mercado de trabalho. Pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022, aponta que a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado de Minas Gerais era de 16%, quase o triplo em comparação com adultos.
“Estamos em Minas Gerais com o objetivo de criar oportunidades de emprego para os jovens. O PROA tem essa vocação, que é capacitar e oferecer profissionais prontos para o mercado de trabalho. Sabemos o quanto o público jovem sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete na busca pelo primeiro emprego.”, afirma Alini.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação web Java. Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
https://www.proa.org.br/

Serviço
Processo Seletivo para o curso da Plataforma PROA em Minas Gerais - 4 mil vagas
Inscrições abertas on-line - https://www.proa.org.br/plataforma-proa/ até 15 de janeiro de 2024
Início das aulas - 29 de janeiro de 2024
Requisitos:
- Ter entre 17 e 22 anos;
- Morar no estado de Minas Gerais
- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

0
0
0
s2smodern

bg contorno