All for Joomla All for Webmasters

IFMG manifesta preocupação quanto a situação orçamentária; verba é a menor em 11 anos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) emitiu nota nesta quarta-feira (2) manifestando sua preocupação em relação aos sucessivos cortes orçamentários a que vem sendo submetido. Apesar das constantes tentativas de reaver as perdas junto ao Governo Federal e Congresso Nacional, o orçamento aprovado para 2021 voltou a equiparar-se, em termos absolutos, aos valores do ano de 2010. São perdas orçamentárias que podem chegar a 34,4% de um orçamento que já estava no limite.

A instituição considera que, embora existam dificuldades geradas pela pandemia, as escolhas feitas na distribuição dos recursos não reconheceram a importância da educação para o país. Os cortes apresentados são incompatíveis com a realidade de funcionamento institucional. Com sua Reitoria sediada em Belo Horizonte, o IFMG conta com mais de 23 mil estudantes matriculados em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, ofertando 187 cursos e cerca de 5.400 vagas anualmente em seus processos seletivos. Se em 2010, possuía 9 unidades educacionais, hoje são 18.

As perdas em 2021 podem chegar a aproximadamente R$ 19,4 milhões e atingem diversos serviços prestados pela instituição. Está comprometido o planejamento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Da mesma forma, o corte inviabiliza o andamento de parte das atividades administrativas e de manutenção das unidades, como vigilância, limpeza e serviços gerais. Além disso, todos os contratos de serviços possuem previsão de reajuste anual com base na inflação ou mesmo reequilíbrio de preço diante das atuais restrições de mercado, que acabaram elevando o preço de muitos insumos e equipamentos. Com isso, torna-se preocupante a gestão da instituição, tendo como base o orçamento atual.

Cabe destacar que o IFMG não parou na pandemia. Além de diversas ações sociais de combate à Covid-19, grande parte das atividades passaram a ser realizadas remotamente, o que demandou, também, novas rotinas e, em alguns casos, investimentos, a exemplo dos auxílios de assistência estudantil para que os estudantes pudessem acompanhar as aulas. Desde maio de 2020, a política de apoio foi ampliada com a instituição do Auxílio de Inclusão Digital para quem não possui condições financeiras de ter acesso à internet e de adquirir equipamento tecnológico adequado para acompanhar as aulas e atividades remotas.

No campus Ribeirão das Neves, os cortes ameaçam diretamente o ensino, a assistência estudantial e o custeio geral do campus com despesas de água, luz e internet. De acordo com a diretora-geral do campus, Maria das Graças Oliveira, a falta de verbas ainda compromete a construção de uma nova planta de salas de aulas.

"Vai ter um reflexo na expansão do campus que já estava previsto para esse ano. O que a gente queria era aumentar a oferta de cursos. Principalmente o ensino médio integrado, pois precisamos ampliar a oferta de cursos", destacou.

Apesar da falta de recursos, Graça afirma que o instituto não está de braços parados para avançar na construção das novas instalações.

"Estamos tentando recursos extras de emendas parlamentares para contemplar a entrega da estrutura física", finalizou.

Sobre o IFMG

O IFMG é uma autarquia federal, com estrutura multicampi localizada nos municípios de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. Há ainda o Pólo de Inovação-EMBRAPII, em Formiga. Essas unidades formam uma importante comunidade acadêmica com mais de 2 mil colaboradores, entre servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno