Foto: Arquivo / IFMG
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ribeirão das Neves deu início, no último sábado (20), às aulas da graduação em Letras/Libras, ofertada por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram oferecidas 60 vagas em duas modalidades: o bacharelado, que visa formar o profissional tradutor e intérprete de Libras e a licenciatura, que objetiva formar o professor de Libras.
Dos 540 candidatos inscritos, foram aprovados 28 alunos surdos e 32 alunos ouvintes de diversas regiões de Minas: Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Patos de Minas, Pará de Minas, Ponte Nova, Simonésia, Uberaba - e dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo. Os estudantes marcaram presença em peso nesse primeiro encontro presencial. Os próximos encontros estão previstos para ocorrerem aos sábados, aproximadamente duas vezes ao mês, durante os próximos 4 anos.
De acordo com a coordenadora do polo de apoio presencial, Débora Goulart, sediar o curso Letras/Libras é uma conquista não só do Campus Ribeirão das Neves, mas de todo o Instituto. "Desde a submissão ao edital até a realização do vestibular e a implementação do polo em si, contamos com o apoio irrestrito da equipe gestora do IFMG, da direção geral do campus e do setor de Políticas Inclusivas, além de gestores de outros campi na cessão de materiais e até mesmo de servidores", destacou. "A comunidade surda ansiava pela volta do curso a Minas, já que a única oferta no estado foi em 2008, no Cefet, também em parceria com a UFSC", acrescentou.
Informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (31) 3627-2302 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..