A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) abriu nessa semana as inscrições para o vestibular 2014. Serão oferecidas 1975 vagas presenciais, em 31 cursos gratuitos, disponíveis em Belo Horizonte, Barbacena, João Monlevade, Frutal, Leopoldina, Poços de Caldas e Ubá. As inscrições podem ser feitas pela página www.uemg.br/vestibular até 30 de Setembro.
A Uemg estreia o oferecimento de dois cursos a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB): Pedagogia (200 vagas para os polos de Frutal, Ubá, Nanuque e Taiobeiras) e Administração Pública (com 150 vagas para os polos de Buritis, Corinto e Ipanema).
O vestibular para todas as modalidades de curso consiste de provas objetivas, baseadas nos componentes curriculares do Ensino Médio e de prova de redação. Os candidatos que desejam concorrer aos cursos da Escola de Música e da Escola Guignard devem ser aprovados em etapa preliminar de provas de habilidades específicas, antes de prosseguirem para as Provas Gerais, que serão realizadas, em todas as unidades da UEMG, no dia 1º de dezembro.
As obras literárias necessárias para as Provas Gerais são Sísifo desce a Montanha, de Affonso Romano de Sant´Anna e A mão e a luva, de Machado de Assis. O valor da taxa de inscrição é R$ 110,00 para cursos presenciais e R$ 70,00 para cursos a distância.
SiSU
Os candidatos que participam do ENEM/SiSU também podem ingressar na Uemg. O Manual do Candidato prevê a reserva, para o SiSU, de 25% do total de vagas disponíveis nos cursos de graduação, com exceção daqueles oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, para os quais é necessária a aferição de habilidades específicas. Por ser um processo gerido pelo Ministério da Educação, o interessado em ingressar pelo SiSU deve acompanhar as informações e a abertura de novas inscrições pelo portal sisu.mec.gov.br.
Cursos de graduação a distância
Por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), organizado pela Capes, a UEMG inaugura dois cursos de graduação a distância, em polos de municípios do interior do Estado, atendendo a uma demanda total de 350 alunos. O curso de Pedagogia tem como polos as cidades de Frutal, Nanuque, Taiobeiras e Ubá e oferecerá 200 vagas (50 por cidade). Já o curso de Administração Pública oferecerá 150 vagas, distribuídas entre os polos de Buritis, Corinto e Ipanema.