Com o tema "Avaliação continuada", a Secretaria de Educação promoveu, nessa sexta-feira (3), no Centro de Convenções do CAIC, uma reunião de capacitação de pedagogos e diretores da rede municipal, ministrada pela secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - (SECADI/MEC), Macaé Maria Evaristo dos Santos.
O evento contou com presença do novo secretário municipal de Educação, Hugo Vocurca; de seu adjunto, Arlém Luíz; do presidente da Câmara, o vereador Lelo, além de mais de 250 profissionais da área da educação, entre representantes da educação infantil e do ensino fundamental.
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) é composta por cinco diretorias de políticas educacionais: de Educação em Direitos Humanos e Cidadania; de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos; de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais; de Educação Especial; e de Educação para a Juventude.
A Secretária abriu sua fala contando um pouco sobre sua trajetória na área da educação, como professora, até chegar a SECADI. "Trabalhamos para o desenvolvimento do ensino escolar com foco na promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade, e na valorização das diferenças e da diversidade", disse.
Programas desenvolvidos na área da educação como o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o Projovem Urbano, o Escola Aberta e o Mais Educação, foram citados pela Secretária como importantes medidas para auxiliar e impulsionar o processo educacional. "O nosso compromisso é de melhorar a educação do nosso país", afirmou a Secretária.
Outro ponto abordado foi a importância dos pais e responsáveis acompanharem a trajetória educativa dos seus filhos, e dos profissionais da educação criarem mecanismos de agregação entre a família e a escola. "Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. É muito importante debater assuntos da escola, em casa", enfatizou Macaé.
Em comemoração aos 10 anos da Lei 10.639/03, que faz obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas, sendo públicas ou particulares, a Secretária aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de promover discussões contra o racismo nas salas de aula. "Os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil. É preciso tratar deste assunto no universo escolar", afirmou.
O secretário municipal de educação, Hugo Vocurca, agradeceu a presença da Secretária, enfatizando a importância de promover encontros como este na secretaria. "A experiência que a Macaé tem e a qualidade do debate que ela promove, contribuem muito para a construção de uma educação cada vez mais cidadã na cidade", afirmou.
Com informações da Prefeitura de Ribeirão das Neves