A Secretaria Municipal de Educação realizou, nessa sexta-feira (12), no Centro de Convenções do CAIC, a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Márcio Rosa; o adjunto, Arlem Luiz; o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Rômulo Fernandes; os secretários municipais, além de professores, diretores do Ciclo da Alfabetização e convidados.
O Pacto Nacional é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; a no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
As Ações do Pacto são um conjunto integrado de medidas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.
Os professores que participarão do curso de formação em 2013 são aqueles que foram registrados no Censo Escolar de 2012 e atuarão na regência no Ciclo da Alfabetização (1º ao 3º ano) em 2013 e 2014. As universidades emitirão certificado ao final de cada ano do curso.
Novo Conselho Municipal de Educação e Câmara de discussão permanente com o sindicato
A Prefeitura empossou, também nessa sexta (12), os novos Conselheiros Municipais de Educação. Com a função de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, o Conselho Municipal de Educação agora tem como presidente Arlem Luiz, e vice, Doroty Patrício. Ao todo foram 46 conselheiros empossados, sendo 23 titulares e 23 suplentes.
Segundo a prefeita Daniela Corrêa (PT), o Conselho tem grande importância e responsabilidade para a Educação. "Aos empossados Conselheiros Municipais de Educação, deixo meu profundo agradecimento pelo empenho em ocupar tal função. A causa que defendem e honram é muito importante para o desenvolvimento das crianças e jovens da nossa cidade", destacou.
O executivo municipal firmou também uma câmara de discussão permanente com o Sindicato da categoria, o SindUTE/MG SubSede Ribeirão das Neves. No encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Educação, foi estabelecido os representantes do executivo e do Sind-UTE.
De acordo com o secretário de Educação, Márcio Rosa Portes, "é importante destacar que a atitude da secretaria de Educação, em constituir uma câmara permanente de discussão com o sindicato, reforça o compromisso da nova gestão em dialogar e construir coletivamente as soluções", afirmou.
A primeira reunião de trabalho acontecerá nesta sexta-feira (19) quando será construído um cronograma de atividades.