As inscrições para a edição 2009 do Programa Vozes do Morro – uma iniciativa do Governo de Minas em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert/MG) – serão abertas nesta quarta-feira (15) e podem ser feitas até 30 de abril.
O programa visa dar visibilidade e valorizar a música produzida nas periferias, vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte, além de Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, sem restrição a qualquer gênero musical.
“O Vozes do Morro é um programa de democratização, de inclusão cultural e social, que cria oportunidades e rompe barreiras. A música, com seu poder aglutinador, dá o tom de uma ação que mobiliza centenas de pessoas, abrindo janelas por onde podemos nos enxergar melhor, e portas por onde podemos nos aproximar mais uns dos outros”, disse Andrea Neves, presidente do Servas.
Os interessados podem se inscrever diretamente na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. Este ano também serão aceitas inscrições enviadas pelo Correios.
Serão selecionados dez finalistas que gravarão uma faixa musical e um videoclipe que serão veiculados durante o ano nas TVs e rádios que apóiam o programa. O resultado será publicado no Minas Gerais no dia 17 de junho e no site do Vozes do Morro
Podem participar artistas solo e grupos musicais que não tenham sido diretamente beneficiados por leis de incentivo nos últimos cinco anos. Não serão aceitos candidatos menores de 18 anos e cada candidato poderá inscrever até duas músicas.
O edital será publicado no dia 14 de abril, data em que também estará disponível no site www.vozesdomorro.gov.br, o formulário de inscrição.
No ano passado, o Vozes do Morro recebeu 499 inscrições. Em dezembro de 2008 um show em Belo Horizonte marcou o encerramento da primeira edição do programa. Os vencedores foram Blast Girls (Ibirité); Cirandeiros (Santa Luzia); Instinto Coletivo (Ribeirão das Neves); Kayajhama (Aglomerado da Serra-BH); Maria Pretinha (Vila São Tomaz-BH); Verdade Seja Dita (Vila Biquinha – BH); Ivo do Pandeiro (Vila Estrela – BH) ; Rafael Dias (Alto Vera Cruz, BH); Solene Martins (Taquaril – BH); Tom Nascimento (Santa Luzia); Mente Fria (Morro do Papagaio – BH); Anjos de Metal (Serra – BH); Pastora Cleyde (Vila Ventosa – BH).
Agência Minas