Cerca de 200 estudantes da Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira e da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) participaram das atividades da manhã desta terça-feira (27), do Expresso Cidadania. O projeto, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, busca estimular jovens de 16 e 17 para a participação política e valorizar a importância do primeiro voto.
O tema foi a tônica da fala do mestre de cerimônias do evento, o ator Marcos Frota. Segundo ele, o programa será uma referência no País, pela mobilização política dos jovens. Para ele, é necessário que haja uma quebra do preconceito contra a política nesta faixa etária. "O Expresso Cidadania está conseguindo mudar isso, e mostrar que a representatividade é dever de todos e pode mudar o futuro da Nação", disse. Representantes do Tribunal Regional Eleitoral e da Escola do Legislativo da ALMG também falaram aos estudantes sobre a força do voto e da juventude no Brasil, no evento que aconteceu no Espaço José Aparecido de Oliveira da ALMG.
Oficinas
Após as palestras, como vem sendo feito em todas as etapas do Expresso Cidadania no interior e na Capital, os alunos puderam tirar seu primeiro título de eleitor e participar de oficinas temáticas, que versaram sobre imagem, som, palavra e corpo. Para o estudante Leonardo Souza, o evento transmitiu a importância do voto, como transformador da política brasileira. De acordo com ele, é preciso que os representantes tenham mais atenção ao meio ambiente e ao lazer.
A participante da oficina de imagem Maria Eduarda Oliveira destacou que o principal foi saber mais sobre a força da representatividade. Para ela, o voto pode mudar a realidade. "Nossos políticos precisam investir mais em cultura e educação. Com o voto, posso escolher pessoas que pensem como eu", finalizou.