O prefeito eleito de Ribeirão das Neves Junynho Martins (PSC), participou, nesta segunda-feira (10), do programa "Plantão da Cidade", da rádio Itatiaia, com o jornalista Carlos Viana. Na oportunidade, o professor e ex-vereador falou do seu perfil e de sua formação, comentou sobre a expectativa de exerceu seu mandato e respondeu a perguntas do âncora e dos ouvintes.
Junynho afirmou que vai fazer um modelo de governo responsável, presente nas ruas e ouvindo as pessoas, mas reconheceu que está ciente das dificuldades que vai enfrentar. "Vou procurar uma aproximação com o Governo do Estado e com o Governo Federal para conseguir recursos e fazer com que o município não dependa apenas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), precisamos atrair empresas para amenizar o nosso déficit", disse, frizando que possui canal direto com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para conseguir dar atenção especial ao tema.
Ele também negou que o ex-prefeito Walace Ventura será seu Secretário de Governo e disse que ambos estiveram em lados opostos durante o processo eleitoral. Sobre o atraso de salários dos servidores, Junynho afirmou que fará de tudo para colocá-los em dia, embora isso seja apenas uma obrigação, e não mérito do prefeito.
O prefeito eleito destacou que sua gestão vai trabalhar prioritariamente na questão da saúde, educação e infraestrutura, com atenção especial aos 300 km de asfalto que ainda precisam ser feitos. Em relação às escolas infantis, o ex-parlamentar disse que pretende adotar o modelo de UMEIs, que deu certo em Belo Horizonte.
Sobre a parceria com a população para fazer o calçamento de ruas, Junynho se disse contra e lembrou que o Ministério Público já vedou a prática. Ele também ressaltou que pretende cobrar dos demais entes federativos a dívida social que o Estado e a União tem com o município por abrigar tantas cadeias. Em relação ao aterro metropolitano, ele voltou a defender a tese de que cada cidade cuide do seu lixo, prometendo rever a questão do lixão às margens da LMG-806.
Por fim, o prefeito eleito afirmou que seu primeiro ato, uma promessa de campanha, será determinar que a Prefeitura funcione o dia inteiro, ao contrário do que vem acontecendo há praticamente um ano em Ribeirão das Neves, e prometeu mais uma vez honrar com muito trabalho e transparência os votos de apoio, fazendo um mandato com participação popular. "Vocês terão um prefeito que é da cidade e vive na cidade, não medirei esforços para tornar a vida dos nevenses melhor", finalizou.