As pesquisas de intenção de voto sobre a disputa à Prefeitura de Ribeirão das Neves causou muita discórdia durante a campanha eleitoral. Com resultados muito diferentes uma das outras, os lados opostos na disputa acabaram guerreando para tentar passar a impressão que seu candidato estava à frente do pleito, uma vez que isso acaba atraindo eleitores que não gostam de "desperdiçar" o voto.
Apesar de haver o registro de seis pesquisas, apenas quatro foram divulgadas. Duas do Instituto Ver, ambas contratadas por Junynho Martins (PSC), uma do Instituto Analysis e outra do Instituto Nexus, essas duas contratadas por Antônio Carlos (PPS). Relembre de todas elas nos gráficos ao final do texto.
A única, porém, que teve números condizentes com o verificado com a pesquisa foi a segunda pesquisa divulgada pelo Instituto Ver, no dia 29 de setembro, a três dias da eleição, registrada com o nº MG-09233/2016 (a segunda nos gráficos ao final do texto). Considerando que os votos do candidato Irani Barbosa (PMDB) não foram computados e refazendo os cálculos dos votos válidos, a pesquisa apontava 57% para Junynho, 35% para Antônio Carlos e 8% para a prefeita Daniela Corrêa (PT).
Se compararmos essa pesquisa com os cálculos de votos válidos refeitos com os resultados das urnas, onde Junynho teve 58,47%, Antônio Carlos 33,36% e Daniela 8,18%, todos os três candidatos estavam dentro da margem de erro da pesquisa, que era de +ou- 5%, já prevendo a vitóra do professor e ex-vereador Junynho Martins.
Relembre as pesquisas