O ex-deputado Irani Barbosa (PMDB) recorreu à Justiça Eleitoral contra a sentença publicada na última segunda-feira (12) que indeferiu seu registro de candidatura à Prefeitura de Ribeirão das Neves. Até a conclusão do processo, o candidato volta a estar apto, com candidatura "indeferida com recurso".
De acordo com o despacho publicado na tarde desta sexta-feira (16), o candidato pediu que houvesse retratação da decisão. Apesar de entender que não haviam fundamentos para reconsiderar sua decisão, a juíza Miriam Vaz Chagas, da 321ª Zona Eleitoral, determinou que os autos fossem encaminhados para o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), onde o processo terá prosseguimento.
A reportagem consultou um advogado especialista em Direito Eleitoral que afirmou que, por ter havido recurso, ficam suspensos os efeitos da sentença, permanecendo o candidato apto até o julgamento definitivo do recurso.
A coordenadora da campanha e esposa de Irani, Gracinha Barbosa, voltou a afirmar nas redes sociais que não existe processo de condenação do candidato que foi "um deputado brilhante e experiente" e disse que "o que foi feito com Irani chama-se sacanagem".