A três meses de o eleitor nevense ir às urnas escolher o próximo comandante do executivo municipal e os representantes do legislativo nas eleições de outubro, o número de pré-candidatos ao cargo a prefeito vai diminuindo. Em abril, quando faltavam seis meses para o pleito, o número era de pelo menos seis postulantes ao cargo. Agora, a conjuntura política mostra que já é possível limitar a disputa a quatro nomes: a prefeita Daniela Corrêa (PT), o ex-vereador Junynho Martins (PSC), o ex-deputado Irani Barbosa (PMDB) e o empresário e cantor Antônio Carlos (PPS).
A prefeita Daniela Corrêa tem investido em dar publicidade às ações de seu mandato, além de anunciar obras e inaugurar os equipamentos públicos que pôde até a data limite. A petista trabalha com a ideia de que, ao contrário da eleição anterior, agora é o seu mandato que vai falar por ela.
Na oposição, o ex-vereador Junynho Martins, candidato a deputado estadual em 2014 com maior número de votos entre os nevenses, fez aliança com o vereador Fabiano Diniz (PMN), integrante do chamado "blocão", que tem ainda parlamentares como Vanderlei Delei (PTC) e Vitório Junior (PDT) - este último bem cotado para ser o vice da chapa.
O ex-deputado Irani Barbosa, em parceria com a esposa e ex-prefeita Gracinha Barbosa, tem trabalhado muito com várias lideranças partidárias, inclusive com o ex-vice prefeito Anísio Glória. Ambos são pais do deputado estadual Iran Barbosa (PMDB), que conseguiu alguns milhares de votos na cidade em 2014.
Quem também almeja o posto é o cantor e empresário Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos e Renato. Morador e dono de alguns imóveis na cidade, ele anunciou no último sábado (2) uma dobradinha com o ex-vereador Braúna. Apesar de não confirmarem oficialmente, o cabeça de chapa será Antônio Carlos e Braúna vice.
Datas
Entre 20 de julho e 5 de agosto, serão realizadas as convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador, quando o quadro enfim será definido. Até 15 de agosto, os partidos têm que registrar seus candidatos nos cartórios eleitorais. No dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral. A eleição acontece no domingo, 2 de outubro.