O governador Antonio Anastasia assinou, na manhã desta quarta-feira (31), o Termo de Posse como chefe do Executivo mineiro, em Reunião Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Em seu pronunciamento, ele destacou o trabalho de relevantes homens públicos que contribuíram para a construção da história de Minas Gerais.
“Está mais vivo do que nunca o alicerce fundamental que nos dá lastro e uma posição única no concerto da nacionalidade: a liberdade. É ela, a liberdade, a razão histórica e profunda que está na nossa gênese e na fundação daquilo que somos hoje”, disse o governador. E completou, “estão espalhados pelas nossas terras os grandes desafios e as vocações do país. Para respondê-los e enfrentá-los, contamos, no curso da história, com homens públicos do tamanho do Brasil”.
O governador Anastasia discorreu sobre as principais obras do ex-governador Aécio Neves, destacando a inovação empreendida ao longo dos últimos anos.
“O futuro chega a Minas, pelo talento político e pela liderança nacional incontestável de Aécio Neves. Temos dito que ele é, em plenitude e maestria, um pouco de todos daqueles que vieram antes de nós. Ao alcançar o Palácio da Liberdade com as maiores votações da nossa história por duas vezes, Aécio Neves sabia que governar Minas é como enfrentar a diversidade e a complexidade de conduzir um país, em extensão, carências, contradições e potenciais a serem ainda realizados”, ressaltou.
Governo de Minas
No primeiro mandato do governador Aécio Neves, no Governo de Minas, entre 2003 e 2006, Antonio Anastasia exerceu os cargos de secretário de Estado de Planejamento e Gestão e de secretário de Estado de Defesa Social. Foi eleito vice-governador de Minas Gerais, em 2006, quando da reeleição do governador Aécio Neves.
Por determinação de Aécio Neves, Anastasia assumiu a coordenação do Programa Estado para Resultados, conhecido como a segunda geração do Choque de Gestão, através dos diversos comitês das áreas temáticas e programáticas que congregam os projetos estruturadores do Estado.
Nesta quarta-feira (31), Antonio Augusto Junho Anastasia tomou posse como governador de Minas Gerais, em função da desincompatibilização do governador Aécio Neves. Até 2010, o objetivo do governador Antonio Anastasia é alcançar as metas traçadas e satisfazer os indicadores do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), com foco nas áreas de educação, segurança pública e saúde. O PPAG é o plano que orienta as ações de Governo e estabelece, de forma regionalizada, as metas físicas e financeiras da administração pública, por meio dos projetos estruturadores do Governo de Minas.
Agência Minas