Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) no site do jornal "Folha de S. Paulo" aponta o candidato Fernando Pimentel (PT) com 32% das intenções de voto na corrida para o governo de Minas. O segundo colocado na pesquisa, o candidato Pimenta da Veiga (PSDB), aparece com 24% das intenções de voto.
O candidato Tarcísio Delgado (PSB) tem 3% das intenções de voto. Aparecem com 1% os concorrentes Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB). Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada entre os dias 12 e 13 de agosto, Pimentel tinha 29% dos votos, Pimenta da Veiga, 16%, e Tarcísio Delgado, 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de setembro. Foram entrevistados 1.212 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00075/2014.
Rejeição aos candidatos
Na pesquisa, também foi perguntado aos eleitores em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para governador de Minas Gerais. Fidélis aparece com 16%, Pimenta da Veiga com 13%, Cleide Donária com 12%, Tarcísio Delgado e Professor Túlio Lopes com 10% cada, Eduardo Ferreira e Fernando Pimentel com 9% cada um. Os que não rejeitam ninguém somam 14% e os que rejeitam todos somam 7%. Os eleitores que não sabem somam 33%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno entre Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga, o candidato do PT aparece com 41% das intenções de voto e o concorrente pelo PSDB tem 28%. Votos nulos ou em branco são 9% e indecisos somam 21%.