O candidato a deputado estadual Adilson Puma (PRB) tem 39 anos, é professor da rede pública municipal, foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais e é morador do bairro Santa Martinha. A entrevista foi gravada no dia 23 de agosto de 2014.
Adilson Puma definiu as funções de um deputado estadual como sendo equivalente ao de um vereador, que elabora leis e projetos que venham atender as necessidades do município. Para ele, ter um deputado eleito na cidade é bom para concentrar as emendas em cima dos projetos que podem ser executados na cidade.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Adilson disse que Neves é um município carente em todas as áreas, então suas ações serão pulverizadas para todas as áreas onde houver demanda.
O candidato disse que, como presidente municipal do partido, apoia o deputado federal George Hilton. Em relação ao governo de Minas, está junto com Fernando Pimentel, para o Senado fechado com Josué Alencar para o Senado, e também apoiando a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Puma disse que, apesar de ter sido concorrente nas últimas eleições, a relação é amistosa, exercendo cargo dentro da gestão, e ressaltou que as dificuldades da prefeita estão ligadas ao rombo deixado pela administração anterior.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse que ele é dependente do comitê estadual para alavancar suas ações, desde papel e placa, já que ele não possuiu recursos próprios para bancar os custos.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Adilson disse que não concorda, principalmente porque a cidade tem outras prioridades, especialmente para desenvolver-se. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato avaliou que se trata de uma briga de vaidade entre partidos por disputa política, sem levar em consideração a necessidade dos nevenses. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Puma disse que Ribeirão das Neves precisa de uma faculdade, mas não vê o projeto como a melhor forma de fazê-lo. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele declarou-se a favor, pelo fato do distrito não ter a vida de pertencimento com a cidade, dependente em quase tudo de Belo Horizonte.
Na área da Educação, Adilson disse que a primeira ação tem que ser a valorização do professor e dos profissionais da área, além de uma assistência aos alunos, permanecendo mais tempo na escola, com a oferta de vários serviços públicos aos estudantes. Na Saúde, o candidato afirmou que, como prioridade no ser humano, a Saúde precisa de recursos para ampliar a rede de atendimento, equipando os postos nos bairros para desafogar a demanda dos hospitais e UPAs.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Adilson afirmou que a solução é buscar recursos para investir em ações regionalizadas que atendam as demandas da população. Sobre a questão do transporte, o candidato disse que a solução seria abrir as portas para que mais empresas possam oferecer os serviços na cidade, e também que cada município tenha seu terminal rodoviário.
O candidato também respondeu um internauta que o questionou se sua candidatura agora seria apenas como vitrine pensando nas eleições de 2016 afirmando que não entra em um disputa se não for para vencer e tem a intenção de representar especialmente Ribeirão das Neves por não ter desgaste e rejeição no município. Sobre as eleições de 2012, quando foi candidato a vice-prefeito, Adilson afirmou que já tinha tudo encaminhado para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, mas momentos antes do fim dos registros de candidatura, ele foi convidado para ser vice da candidata Daniela Corrêa (PT), que viria a ser eleita, mas de última hora, nos bastidores da política, o partido lançou candidatura própria por decisão do presidente Marquinhos, dificultando assim a caminhada do partido naquele pleito.
Considerações finais
"Eu acredito que o eleitor não precisa ser convencido do voto, ele precisa ser respeitados nas suas necessidades, nos seus direitos e nos seus anseios. A hora é agora, Ribeirão das Neves está carente de novos representantes, de governantes que realmente olhem para a necessidade real de cada cidadão, que possa realmente escolher governantes que pense no bem estar de cada cidadão como se fosse um membro de sua própria família. Então é apostar na renovação e eu peço seu voto, para deputado estadual, professor Adilson Puma, 10456, é PRB, é renovação, vamos juntos, pois essa cidade merece o melhor".