O candidato a deputado federal Aécio di Neves (PPS) tem 51 anos, é empresário, mora há 10 anos em Ribeirão das Neves, e já foi eleito o vereador mais votado na cidade de Ouro Branco e presidente da Câmara Municipal daquele município. Além disso, o candidato é irmão do cantor sertanejo Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos e Renato. A entrevista foi gravada no dia 21 de agosto de 2014.
Aécio definiu as funções de um deputado federal como é legislar em causa do município e, como é carinhosamente chamado de "Aécio di Neves", pretende direcionar seu trabalho parlamentar principalmente para a cidade onde vive.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Aécio destacou que pretende priorizar o transporte e a saúde. Além disso, propôs escolas de tempo integral com atendimento multidisciplinar, como pedagogo, tratamento médico, nutrição adequada, etc.
O candidato disse que sua chapa é pequena e não tem parceria em especial nenhum deputado estadual, mas por orientação partidária está apoiando Pimenta da Veiga para o governo do estadual, Antonio Anastasia para o Senado e Aécio Neves para presidente de república.
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Aécio disse que a reclamação e o desgaste da prefeita é total. O candidato criticou a omissão da Câmara em não cobrar o executivo nevense.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse que seus recursos são de ajuda de poucos amigos ajudando com pouco: "É a campanha do tostão"!
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Aécio disse que a inviabilidade do projeto é muito clara, pelo desgaste da malha viária e do fluxo de trânsito. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato falou que o impasse se deve aos paraquedistas que se elegem aqui e não se preocupam realmente com a cidade. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Aécio avaliou que bateria palma se o governo de Minas fizesse no local uma faculdade e um museu para a cidade. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele considerou um projeto polêmico, mas retrata um desejo e um direito da população local e descarregaria algumas obrigações de investimento para Ribeirão das Neves.
Na área da Educação, Aécio não sinalizou com nenhum projeto além da escola integral com atendimento multidisciplinar citado anteriormente. Na Saúde, o candidato afirmou que vai correr atrás de recursos para investir na melhoria do sistema público na cidade que, segundo ele, está o caos.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Aécio destacou que é fundamental melhorar o salário dos trabalhadores nevenses. Sobre a questão do transporte, o candidato disse sonhar a solução para todos os problemas é o metrô, pelo qual ele prometeu brigar.
O candidato também contou sobre sua atuação como vereador em Ouro Branco, onde afirmou ter sido o principal articulador do consórcio intermunicipal de saúde e apresentou mais de 350 indicações em diversas áreas. Aécio também falou sobre sua admiração por seu irmão Antônio Carlos e respondeu sobre o apelido. Segundo ele, o seu pai era cabo eleitoral do Aécio Cunha, pai do Aécio Neves. Quando veio morar em Ribeirão das Neves, o pessoal da região começou a chamá-lo de Aécio de Neves.
Considerações finais
"Eu gostaria que todo o pessoal de Ribeirão das Neves me acompanhasse, a minha ideologia é boa. Ribeirão das Neves precisa de pessoas que gostam de Ribeirão das Neves. Não adianta o cara vir cá, pedir voto, os paraquedistas, e depois sumir. Eu tenho um sério compromisso, eu não quero morrer em Neves, eu quero viver em Neves, e garanto uma coisa a todos vocês, eleitores e familiares de Ribeirão das Neves. Aqui eu quero ficar, quero representar Neves de todas as formas possíveis."