O candidato a deputado federal Paulo Valle (PPS) tem 49 anos, é funcionário de carreira da COPASA há 29 anos, dos quais 11 em Ribeirão das Neves, e é morador do bairro Esperança, em Justinópolis. A entrevista foi gravada no dia 15 de agosto de 2014.
Paulo Valle definiu as funções de um deputado federal como sendo fiscalizar o executivo, no caso o presidente da republica, criar e aprovar leis de interesse da comunidade e não deixar que aquelas leis que não interessantes sejam aprovadas. Para o candidato, se Ribeirão das Neves tiver um deputado federal, a nossa cidade poderia ter uma melhor distribuição de recursos.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Paulo Valle destacou que pretende criar um distrito industrial em Ribeirão das Neves para proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores. O candidato afirmou também que irá investir na educação, segurança e saúde, prioridades do seu mandato.
O candidato afirmou que em relação às parcerias com outros candidatos, ainda não havia definição devido à morte do ex-presidenciável Eduardo Campos. Ideologicamente, Paulo Valle disse que não tem preferências, mas destacou que "se o cidadão de bem não ocupar seu espaço político, automaticamente ele abre espaço para o desonesto".
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Paulo Valle, que é presidente do PPS de Ribeirão das Neves, avaliou que os recursos que chegam ao município poderiam ser melhor administrados, e que se houvesse um deputado federal do município, as verbas poderiam chegar até em maior volume.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse que boa parte é do seu próprio bolso e outra parte com doações de pequenos empresários. Paulo Valle alertou que tem candidatos que estão gastando mais do que vão ganhar (de salário) durante o mandato.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Paulo Valle declarou que um deputado nevense poderia interferir nessa questão, assim como acelerar a burocracia das obras de duplicação da LMG-806. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Paulo Valle acha a doação de um terreno do Estado para construção de uma faculdade seria mais barato. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele acredita que deve haver uma análise prevendo uma dificuldade de arrecadação de uma nova cidade.
Na área da Educação, Paulo Valle afirmou que é a favor da criação de uma escola em tempo integral para preparar os jovens para o esporte, a cultura e o mercado de trabalho, além da valorização do profissional dessa área. Na Saúde, o candidato fez um diagnóstico nada bom do sistema público na cidade, propondo a construção de hospital em parceria público-privada e também a fixação de um valor mínimo de 10% para a Saúde para gastos do governo federal. Paulo Valle também aposta na prevenção de doenças.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Paulo Valle aposta na criação do distrito industrial e de um programa de emprego e renda. Sobre o transporte, o candidato quer apostar em novas linhas e rotas alternativas como solução para os problemas atuais, mas avaliou que a chegada de novas empresas reduziria a demanda do transporte intermunicipal.
O candidato respondeu para um internauta sobre a questão do desenvolvimento econômico do município. Paulo Valle afirmou que o grande atrativo da cidade é a localização, uma vez que ela é cortada pela BR-040 e, no futuro, pelo Rodoanel. Para ele, com a criação do distrito industrial e do programa de qualificação profissional, a cidade passaria a ser disputada pelas grandes empresas.
Considerações finais
"O recado que eu quero mandar para os nevenses é que agora preciso desse voto de confiança. Sou candidato a deputado federal. A gente tem muita possibilidade de eleger hoje um deputado da cidade. Eu peço que no dia 5 de outubro você pense com carinho e vote na pessoa que vocês julgarem que forem melhor para o município, e espero que seja eu. Obrigado".