O candidato a deputado estadual Junynho Martins (PSC) tem 38 anos, é professor da rede pública, eleito vereador em 2008 com 1.209 votos, e candidato a vice-prefeito na chapa de Gláucia Brandão em 2012. A entrevista foi gravada no dia 13 de agosto de 2014.
Junynho definiu as funções de um deputado estadual como "criar emendas (na legislação) e fiscalizar o governo". Para o candidato, Ribeirão das Neves perde muito por não ter atualmente um representante na Assembleia e deu exemplo que a duplicação da LMG-806 que está parada há tanto tempo, por não ter um deputado na cola do governo.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Junynho destacou que, como professor, seu primeiro sonho é que Ribeirão das Neves tenha uma faculdade pública e gratuita, como um campus da UEMG. O candidato afirmou também que irá atrair um parque industrial na cidade.
O candidato disse que tem parceria com membros da família Pinheiro, do presidente da Assembleia Dinis Pinheiro e do deputado federal Toninho Pinheiro, além de apoiar para o governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB) e para presidente do Brasil Aécio Neves (PSDB).
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Junynho, que disputou a eleição contra a petista, afirmou que infelizmente não vê com bons olhos, devido relatos da população e das notícias do dia a dia. Para ele, "o PT está tendo dificuldade de governar em Neves" e acha que tudo "poderia estar sendo feito melhor".
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse parte dela são amigos e voluntários, parte do seu próprio bolso e outra parte bancada pelo deputado federal que está o ajudando.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Junynho declarou-se "totalmente contra", favorável para que cada cidade cuide do seu lixo. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato vê como consequência da falta de um deputado do município. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Junynho acha a medida exequível, desde que haja boa vontade e articulação política. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele considerou de fundamental importância: "A princípio, perderia-se um pouco, mas a longo prazo, em uns cinco ou dez anos, tanto Neves quanto Justinópolis iriam ganhar muito com isso".
Na área da Educação, Junynho afirmou que pensa na questão de escola integrada e em um kit escolar para a rede pública estadual. Ele acha necessário investimento no profissional, uma vez que "os professores estão abandonados a nível de salário e de plano de carreira". Na Saúde, o candidato avaliou que no Brasil é um caos, mas em Ribeirão das Neves ainda é pior, devido à grande população e à pouca estrutura. "Já temos duas UPAs, eu acho que é importantíssimo ter a terceira UPA no Veneza, e também estruturar mais um hospital na região de Neves para a gente possa estar atendendo à demanda da população". Ele também defendeu a atuação na prevenção, evitando-se, assim, as internações.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Junynho considerou importantíssimo um parque industrial que de fato funcione, para trazer indústrias que vão gerar emprego e renda para o município. Sobre a questão do transporte, o candidato disse sonhar, a médio prazo, com o metrô até Ribeirão das Neves e, como primeiro passo para a melhoria, tentar trazer outra empresa para criar concorrência, para que gere uma disputa de preço e melhore a qualidade.
O candidato respondeu para um internauta sobre suas principais conquistas em sua atuação enquanto vereador, dando destaque à indicação de escolas e creches. Enquanto presidente do legislativo nevense, Junynho também ressaltou o prêmio que recebeu pela Câmara Municipal ter sido a que menos gastava em Minas Gerais. "Não que isso é bonito, é obrigação, mas a gente conseguiu otimizar, deixar a casa redondinha, melhorar o atendimento à comunidade". Ele ainda fez uma autocrítica como "um parlamentar muito atuante", inclusive ganhando a medalha Dom Pedro II por dois anos consecutivos como o vereador mais atuante da região da grande BH.
Considerações finais
"Bem, meu povo de Neves, amigos e amigas, todo mundo sabe sobre o meu carinho por essa cidade. Sou nascido e criado aqui, vivo aqui hoje porque eu amo e que tenho um sonho de ver essa cidade melhorar. A minha família e os meus amigos estão aqui, e eu acho que dá para fazer, dá para melhorar. Pedir a vocês, pela importância de ter um deputado no município, que vista a camisa da cidade, que lute por esse município, esse é o meu ideal. E, junto com vocês, representar na Assembleia, e que possamos, junto com a juventude, nós somos aqui mais de 80 mil jovens em Neves e não temos um amparo para essas pessoas que estão ai no dia a dia, correndo atrás do primeiro emprego, buscando um curso universitário, para a terceira idade também, enfim, para todos que abraçam a causa. O número é fácinho, 20.000, vamos pensar com consciência, com carinho, eu acho que está na hora de a gente eleger um deputado que de fato viva na cidade. A gente está vendo vários forasteiros chegando, colocando placas, comprando lideranças, infelizmente isso acontece todo ano, mas eu creio que o povo está mais observador, mais esperto, e com certeza no dia 5 (de outubro) nós vamos ter a vitória e vamos estar juntos elegendo um deputado que de fato é da cidade, que vive aqui, e vai buscar melhorias pelo povo que aqui mora. No mais é isso, agradecer vocês (do RN.net) pela oportunidade e mandar um abraço e um beijo no coração de cada um. Fique com Deus e 'tamo junto'".