Por ter uma quantidade elevada de eleitores, Ribeirão das Neves sempre foi, ao longo do tempo, alvo de muitos políticos de todo o Estado à procura de votos. Nessas eleições, os candidatos nevenses, já mapeados pelo RN.net, terão que disputar espaço novamente com os "forasteiros" que tiveram votação expressiva na última disputa, em 2010, contando com os votos da população local.
Deputado Estadual
Tentando uma vaga na Assembleia Legislativa, no entanto, a maior votação de 2010 não estará na disputa este ano. Com 22.028 votos, a ex-deputada Gláucia Brandão, na época pelo PPS, não conseguiu se reeleger e, depois de disputar sem sucesso a Prefeitura em 2012, foi para a Secretária de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte.
Reeleito em 2010 com 5.842 votos, o pastor Antônio Genaro, segundo colocado na época, também não participa deste pleito, mas repassou a missão ao descendente, Leandro Genaro, que pode conseguir votos na cidade. O terceiro mais votado naquela oportunidade foi João Vitor Xavier, com 3.175 votos, eleito pelo PRP. Este ano o jornalista tenta a reeleição pelo PSDB.
A quarta maior votação ficou Antônio Henrique Sapori, com 2.914 votos, à época no PV, quando ficou como suplente. Agora no PTN, o empresário de Montes Claros conta com a ajuda da família que tem em Ribeirão das Neves para receber boa votação. E, fechando lista dos cinco mais votados em 2010, ficou o vereador Waltinho, do PMDB, que também não conseguir eleger-se deputado e não concorre este ano.
Completando os dez mais votados na cidade em 2010 aparece em 6º o Sargento Rodrigues (PDT), eleito com 2.027 votos, novamente na disputa; em 7º o Pastor Vanderlei Miranda (PMDB), eleito com 2.009 votos, candidato à reeleição; em 8º o ex-deputado Irani Barbosa (PMDB), que ficou como suplente com 1.664 votos e agora aposta no filho, Iran Barbosa (PMDB); em 9º o ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite (PSDB), com 1.575 votos, tentando reeleger-se; e em 10º o petista Carlos Gomes (PT), com 1.400 votos, que à época conseguiu apenas a suplência e tenta eleger-se em 2014.
Deputado Federal
Pleiteando uma vaga na Câmara dos Deputados, o mais votado em Ribeirão das Neves nas eleições de 2010 foi Miguel Corrêa (PT), tio da prefeita Daniela Corrêa (PT), COM 16.980 votos à época. Agora o petista tenta renovar seu mandato no Congresso Nacional por mais quatro anos.
O segundo mais votado na cidade naquela oportunidade foi o vereador Irineu Resende (PSL), hoje no PSDB, que ficou como suplente com 7.212 votos e que em 2014 não participará das eleições. O terceiro da lista foi o ministro evangélico Mário de Oliveira (PSC), eleito com 6.936 votos, que renunciou ao mandato em 2013 alegando razões de saúde e não disputa neste ano.
A quarta maior votação foi do vereador Vanderlei Delei (PMN), suplente com 5.912 votos, e que hoje tenta novamente eleger-se deputado estadual pelo PROS. Em quinto ficou Leonardo Quintão (PMDB), eleito com 5.823 votos, candidato a reeleição.
Completando os dez mais votados de 2010 aparece em 6º Nárcio Rodrigues (PSDB), eleito com 5.205 votos, que agora tenta eleger o filho, Caio Nárcio (PSDB); em 7º o uberlandense Welinton Prado (PT), eleito com 4.973 votos, candidato à reeleição; em 8º o deputado Eros Biondini (PTB), eleito com 3.386 votos e que agora tenta renovar seu mandato; em 9º o pastor George Hilton (PRB), eleito com 3.006 votos, tentando reeleger-se; e em 10º o petista Reginaldo Lopes (PT), com 2.660 votos, que à época conseguiu eleger-se e agora se equipara para conseguir novo mandato.